Memória institucional e educação profissional: registros e narrativas sobre o Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, José Cícero do-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Valéria Maria Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-30T13:38:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-30T13:38:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2038?mode=full-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000609-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira a preservação da memória do Campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe pode contribuir para a consolidação da sua identidade perante a sociedade. Teve, por sua vez, como objetivos específicos: analisar a importância da preservação da memória do Campus Itabaiana a partir do seu acervo fotográfico; investigar o processo de criação e consolidação do Campus Itabaiana no contexto da expansão dos Institutos Federais; registrar as narrativas e percepções de pessoas que vivenciaram a trajetória de implantação e consolidação do Campus Itabaiana; elaborar um memorial virtual, disponibilizado na internet, a partir dos registros fotográficos e das narrativas e percepções acerca da implantação e consolidação do Campus Itabaiana. Nesse âmbito, a elaboração do memorial, como produto educacional, teve como proposta criar um instrumento voltado para a preservação da memória desta instituição. A pesquisa tem como ponto de partida a seguinte questão norteadora: qual a relação entre o contexto de criação do Campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe e a identidade institucional consolidada perante a sociedade itabaianense? No tocante à coleta dos dados, deu-se por meio de entrevistas, realizadas na perspectiva da história oral, além do uso da pesquisa documental, tendo por base a análise dos registros fotográficos pertencentes à instituição. Optou-se pela metodologia de Análise de Conteúdo para analisar os dados coletados, quando, seguindo os pressupostos defendidos por Bardin (2016), foram criadas categorias por meio das quais foram feitas a descrição e a interpretação do material coletado. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, foi possível constatar que a realização de ações voltadas para a preservação da memória institucional – como, por exemplo, o produto educacional oriundo desta pesquisa – pode se tornar um importante aliado na busca pela consolidação da identidade institucional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent123 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeDigitalpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Sergipe – Campus Itabaianapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcervos fotográficospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleMemória institucional e educação profissional: registros e narrativas sobre o Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaianapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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