HISTÓRIA, MEMÓRIA E CIDADE: um guia de orientação didática para o ensino de História sobre a cidade de Beneditinos-PI (1925-1970)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, FRANCINEIDE DA COSTA SANTOS ALVES-
Autor(es): dc.contributor.authorMarinho, Joseanne Zingleara Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-01T00:50:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-01T00:50:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-25-
identificador: dc.identifier.otherDissertacao_Francineide_Versão_RepositórioUespipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000606-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho pretende contribuir para o ensino-aprendizagem da disciplina de História, no Ensino Médio, ao abordar a história e a memória do processo de constituição da cidade de Beneditinos, no período de 1925 a 1970, pois entendemos que, além das questões oficiais, também as vivências dos moradores nas rodas de conversas nas praças, nos mercados, nas calçadas, evidenciarão o cotidiano cultural, político, social e econômico, que poderá ser historicizado. A partir dessa pesquisa será produzido um guia de orientação didática, com textos e imagens, possibilitando a construção do conhecimento sobre a história do município. Para a realização desse intento, será abordado de que forma se delineou o processo de criação da cidade de Beneditinos, em que medida houve a contribuição oficial e as vivências dos moradores no percurso de transformações urbanas, a formação dos bairros com seus equipamentos urbanos para a transformação da cidade e de que forma o o tema pode ser usado em sala de aula a partir de um guia de orientação didática. As fontes primárias utilizadas serão aquelas que possam contribuir para o objeto de estudo desta pesquisa, tais como os documentos oficiais do governo municipal, entrevistas com os moradores que residem na cidade e fontes de arquivos pessoais, como fotografias, o que possibilitará analisar o processo histórico de construção da cidade. Para entendimento do objeto em análise, a pesquisa apoia-se em textos de vários pesquisadores, dentre eles: Circe Bittencourt (2004), Michael Pollak (1992), Francineide Santos (2012) e José Barros (2007), Joseanne Marinho (2020), Jacques Le Goff (1990), Raquel Rolnik (2004). Ao concluir este percurso de pesquisa do trabalho dissertativo, elaboramos o guia de orientação didática, que levará novas possibilidades de estudo sobre a história local, despertando nos alunos novos olhares sobre sua história e do lugar em que vivem. Para isso, a dimensão propositiva traz sugestões de atividades pedagógicas que proporcionarão leituras e reflexões sobre as vivências da história de Beneditinos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemória;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBeneditinos-PIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcidadept_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA, MEMÓRIA E CIDADE: um guia de orientação didática para o ensino de História sobre a cidade de Beneditinos-PI (1925-1970)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons