Entre rios, florestas e prédios: construindo pontes para o som e a fala

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, JUSSANDRA JR-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, LIZOMAR LJM-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-30T22:35:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-30T22:35:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-
identificador: dc.identifier.otherentre rios, florestas e prédios, construindo pontes para o som e a falapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000601-
Resumo: dc.description.abstractA perda auditiva severa a profunda na infância exibe impactos muitas vezes irreversíveis e não quantificáveis sobre o desenvolvimento da linguagem oral, a aprendizagem e a inclusão social. O implante coclear representa uma intervenção eficaz para crianças que não se beneficiam dos aparelhos auditivos convencionais. Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta educativa voltada a pais e cuidadores de crianças com deficiência auditiva, residentes na região amazônica, utilizando linguagem acessível e elementos culturais regionais. A cartilha intitulada “Entre rios, florestas e prédios: construindo pontes para o som e a fala” foi elaborada com base em evidências científicas e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), visando informar sobre o diagnóstico precoce, as causas da surdez, os benefícios do implante coclear e a importância da reabilitação auditiva. Destacam-se também orientações sobre o tempo ideal para a cirurgia, mitos e verdades relacionados ao procedimento, e o papel da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como alternativa ou complemento comunicativo. A iniciativa busca contribuir para a promoção da equidade no acesso à saúde auditiva infantil, especialmente em populações de baixa renda e com barreiras geográficas visando aumentar a motivação sobre a intervenção cirúrgica. Conclui-se que materiais educativos culturalmente sensíveis e com linguagem simplificada são fundamentais para o empoderamento das famílias, adesão ao tratamento e melhores desfechos no desenvolvimento global da criança.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectImplante coclear; Perda auditiva infantil; Educação em saúde; Inclusão; Amazôniapt_BR
Título: dc.titleEntre rios, florestas e prédios: construindo pontes para o som e a falapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseprograma de pósgraduação ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinetese de doutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons