TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFES CAMPUS VITÒRIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJunior, Maurício-
Autor(es): dc.contributor.authorPoliana, Piris-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-30T16:49:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-30T16:49:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-25-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Tecnologias_Educacionais_Ensino_Matemática_EPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000597-
Resumo: dc.description.abstractA Matemática, essencial para a ciência e tecnologia, permeia a vida cotidiana e contribui significativamente para a resolução de problemas ao longo da história. Mais do que uma disciplina isolada, deve ser integrada a outras áreas do conhecimento, sendo vista desde cedo como útil e necessária para o âmbito acadêmico, o mercado de trabalho e a sociedade. Seu papel é especialmente relevante na formação de cidadãos e trabalhadores, destacando a importância de uma sólida educação matemática, responsabilidade primordial da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Quando se trata de processos formativos na EPT, é essencial que a Matemática ocupe posição transversal, permeando todas as áreas do conhecimento no currículo, formando cidadãos preparados para as relações no mundo do trabalho de forma contextualizada. Para isso, é desejável que essa formação supere a estrita apropriação de procedimentos e técnicas; mais do que isso, desenvolva saberes que proporcionem uma formação integral. A constituição dessa formação integral requer que o estudante se aproprie de diversos saberes, conhecimentos, habilidades e competências. Entre eles, destacamos o pensamento matemático, que irá acompanhar o aluno durante seu percurso formativo acadêmico, na atuação profissional e em sua vida social. O pensamento matemático está relacionado à capacidade do estudante utilizar a Matemática como uma “linguagem” para ler, interpretar e se expressar no mundo. Dessa maneira, podendo analisar criticamente uma situação; identificar e utilizar recursos matemáticos adequados para resolução de um problema; e se expressar utilizando símbolos e notação matemática coerentemente. Desenvolvendo, assim, a capacidade de compreender a Matemática para além de sua forma procedimental, mas empregando da análise crítica, do raciocínio lógico-dedutivo e da criatividade (Devlin, 2012). Como a EPT visa promover uma formação de pessoas aptas para o exercício da cidadania e profissional, entende-se que o pensamento matemático se configura como importante elemento nessa formação humana integral proposta pela EPT. Desta forma, propõe-se a articulação das tecnologias educacionais e resolução de problemas na EPT para criar um cenário propício em que o aluno desenvolva protagonismo em relação à aprendizagem, estimulando-o a utilizar os recursos tecnológicos para a exploração e investigação, levando-o a exercitar sua criatividade, incentivando a apropriação ativa de conhecimentos pelos próprios discentes, de forma colaborativa e cooperativa. Nesse contexto, espera-se que o estudante desenvolva um conjunto de habilidades que lhe permita desenvolver o pensamento matemático, que o auxiliará em sua formação e, futuramente, contribua com sua atuação no mundo do trabalho e na sociedade. Este guia pedagógico está dividido em duas partes: Teoria em foco e Prática em ação. A Teoria em foco pretende dar o suporte teórico ao leitor, que fundamentará a prática pedagógica proposta por este material. A primeira parte aborda os conceitos matemáticos abordados na sequência didática, apresenta o curso de Logística ao leitor e discute as metodologias de resolução de problemas e tecnologias educacionais, bem como sua articulação na EPT. A Prática em ação se dedica ao “fazer docente”, orientando as ações do professor durante a prática pedagógica. Nesta parte, são apresentados: uma proposta de sequência didática para ensino dos conteúdos de Equação do 1º grau, Razão e Proporção; uma sugestão de sequência didática aplicável a qualquer outro conteúdo, utilizando a integração entre resolução de problemas e tecnologias educacionais; sugestões de atividades e sugestões de recursos tecnológicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemaspt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
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