
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFES CAMPUS VITÒRIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Junior, Maurício | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Poliana, Piris | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-30T16:49:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-30T16:49:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_Tecnologias_Educacionais_Ensino_Matemática_EPT | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000597 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Matemática, essencial para a ciência e tecnologia, permeia a vida cotidiana e contribui significativamente para a resolução de problemas ao longo da história. Mais do que uma disciplina isolada, deve ser integrada a outras áreas do conhecimento, sendo vista desde cedo como útil e necessária para o âmbito acadêmico, o mercado de trabalho e a sociedade. Seu papel é especialmente relevante na formação de cidadãos e trabalhadores, destacando a importância de uma sólida educação matemática, responsabilidade primordial da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Quando se trata de processos formativos na EPT, é essencial que a Matemática ocupe posição transversal, permeando todas as áreas do conhecimento no currículo, formando cidadãos preparados para as relações no mundo do trabalho de forma contextualizada. Para isso, é desejável que essa formação supere a estrita apropriação de procedimentos e técnicas; mais do que isso, desenvolva saberes que proporcionem uma formação integral. A constituição dessa formação integral requer que o estudante se aproprie de diversos saberes, conhecimentos, habilidades e competências. Entre eles, destacamos o pensamento matemático, que irá acompanhar o aluno durante seu percurso formativo acadêmico, na atuação profissional e em sua vida social. O pensamento matemático está relacionado à capacidade do estudante utilizar a Matemática como uma “linguagem” para ler, interpretar e se expressar no mundo. Dessa maneira, podendo analisar criticamente uma situação; identificar e utilizar recursos matemáticos adequados para resolução de um problema; e se expressar utilizando símbolos e notação matemática coerentemente. Desenvolvendo, assim, a capacidade de compreender a Matemática para além de sua forma procedimental, mas empregando da análise crítica, do raciocínio lógico-dedutivo e da criatividade (Devlin, 2012). Como a EPT visa promover uma formação de pessoas aptas para o exercício da cidadania e profissional, entende-se que o pensamento matemático se configura como importante elemento nessa formação humana integral proposta pela EPT. Desta forma, propõe-se a articulação das tecnologias educacionais e resolução de problemas na EPT para criar um cenário propício em que o aluno desenvolva protagonismo em relação à aprendizagem, estimulando-o a utilizar os recursos tecnológicos para a exploração e investigação, levando-o a exercitar sua criatividade, incentivando a apropriação ativa de conhecimentos pelos próprios discentes, de forma colaborativa e cooperativa. Nesse contexto, espera-se que o estudante desenvolva um conjunto de habilidades que lhe permita desenvolver o pensamento matemático, que o auxiliará em sua formação e, futuramente, contribua com sua atuação no mundo do trabalho e na sociedade. Este guia pedagógico está dividido em duas partes: Teoria em foco e Prática em ação. A Teoria em foco pretende dar o suporte teórico ao leitor, que fundamentará a prática pedagógica proposta por este material. A primeira parte aborda os conceitos matemáticos abordados na sequência didática, apresenta o curso de Logística ao leitor e discute as metodologias de resolução de problemas e tecnologias educacionais, bem como sua articulação na EPT. A Prática em ação se dedica ao “fazer docente”, orientando as ações do professor durante a prática pedagógica. Nesta parte, são apresentados: uma proposta de sequência didática para ensino dos conteúdos de Equação do 1º grau, Razão e Proporção; uma sugestão de sequência didática aplicável a qualquer outro conteúdo, utilizando a integração entre resolução de problemas e tecnologias educacionais; sugestões de atividades e sugestões de recursos tecnológicos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7,2 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
| Título: dc.title | TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons