
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | MENEZES, FABíOLA FERNANDES DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MORAIS, SILVANA MARIA VASCONCELOS DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BRAGA, ANA PAULA FONSECA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-28T12:19:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-28T12:19:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000589 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Na atualidade, a humanidade enfrenta inúmeros desafios que envolvem questões socioculturais, econômicas e ambientais, dentre outras. Desta forma, somos convocados a debater sobre o papel da educação diante a tantos dilemas. Sendo fundamentais reflexões sobre as possibilidades e limites da educação, neste sentido, pesquisadores que fazem parte ou dedicam-se a estudos deste campo buscam reconhecer os múltiplos desafios que devem ser enfrentados para garantir que a aprendizagem seja consolidada e que o conhecimento esteja favorável para os atores da sociedade. Como então pensar o processo de ensino e aprendizagem? Entendemos que devemos avançar na fronteira do conhecimento, se fazendo necessários diálogos e reflexões como meio de resgate para que as práticas educacionais favoreçam o aprendizado. A atuação que envolve a educação, deve ser voltada para garantir o conhecimento, com diferentes ideias e novos métodos que considerem a realidade do estudante, sendo necessária uma mudança de paradigmas. Desta forma, pensemos a educação como uma ferramenta de transformação do mundo numa perspectiva diversa e inclusiva. A educação não pode ser feita de forma independente ou de forma irresponsável. Deve ser pensada, estudada, avaliada e projetada com metas e objetivos que considerem como ponto de partida o indivíduo. Neste livro, diversos pesquisadores apresentam diferentes pesquisas e experiências que contribuem para uma leitura importante sobre o que é a educação, resultando em diálogos que fortalecem as práticas no universo educacional. Entendendo que temos que avançar no campo das reflexões entre teoria e prática para que as relações entre ambas sejam fortalecidas, acreditada e renovada, pois o mundo gira com rápidas transformações que exigem adequações e cuidado e o futuro demanda a nós uma ética humana que reflita e coloque em prática um pacto educacional para uma educação mais equitativa e igualitária conectada ao mundo real. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A EDUCAÇÃO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A EDUCAÇÃO.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000589/2/DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A EDUCAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons