DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A EDUCAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMENEZES, FABíOLA FERNANDES DE-
Autor(es): dc.contributor.authorMORAIS, SILVANA MARIA VASCONCELOS DE-
Autor(es): dc.contributor.authorBRAGA, ANA PAULA FONSECA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-28T12:19:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-28T12:19:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000589-
Resumo: dc.description.abstractNa atualidade, a humanidade enfrenta inúmeros desafios que envolvem questões socioculturais, econômicas e ambientais, dentre outras. Desta forma, somos convocados a debater sobre o papel da educação diante a tantos dilemas. Sendo fundamentais reflexões sobre as possibilidades e limites da educação, neste sentido, pesquisadores que fazem parte ou dedicam-se a estudos deste campo buscam reconhecer os múltiplos desafios que devem ser enfrentados para garantir que a aprendizagem seja consolidada e que o conhecimento esteja favorável para os atores da sociedade. Como então pensar o processo de ensino e aprendizagem? Entendemos que devemos avançar na fronteira do conhecimento, se fazendo necessários diálogos e reflexões como meio de resgate para que as práticas educacionais favoreçam o aprendizado. A atuação que envolve a educação, deve ser voltada para garantir o conhecimento, com diferentes ideias e novos métodos que considerem a realidade do estudante, sendo necessária uma mudança de paradigmas. Desta forma, pensemos a educação como uma ferramenta de transformação do mundo numa perspectiva diversa e inclusiva. A educação não pode ser feita de forma independente ou de forma irresponsável. Deve ser pensada, estudada, avaliada e projetada com metas e objetivos que considerem como ponto de partida o indivíduo. Neste livro, diversos pesquisadores apresentam diferentes pesquisas e experiências que contribuem para uma leitura importante sobre o que é a educação, resultando em diálogos que fortalecem as práticas no universo educacional. Entendendo que temos que avançar no campo das reflexões entre teoria e prática para que as relações entre ambas sejam fortalecidas, acreditada e renovada, pois o mundo gira com rápidas transformações que exigem adequações e cuidado e o futuro demanda a nós uma ética humana que reflita e coloque em prática um pacto educacional para uma educação mais equitativa e igualitária conectada ao mundo real.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleDIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A EDUCAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons