MANUAL DE SIMULAÇÃO DIDÁTICA DE DIAGNÓSTICO DE CANCER

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSaudan, Fabíola-
Autor(es): dc.contributor.authorWinagraski, Erika-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-30T04:08:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-30T04:08:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-30-
identificador: dc.identifier.othermanual fabiola30062025 Portuguespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000576-
Resumo: dc.description.abstractEste manual foi planejado com foco em estudantes do ensino médio, visando a inclusão de alunos surdos, considerando o papel essencial das imagens no processo de aprendizagem. A escolha por uma aula prática foi intencional: acreditamos que aprender fazendo é uma das formas mais eficazes de transformar conhecimento em ação. Simular um diagnóstico, mesmo com reagentes naturais e substituições didáticas, torna o conteúdo mais palpável, desperta o interesse dos jovens e os aproxima da linguagem científica de maneira lúdica e envolvente, o que é um diferencial desta apostila junto com o uso da inteligência artificial (IA) na sua elaboração textual. Com base no livro de nosso Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem Molecular (LABiEMol) do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense, publicado em três línguas e disponível do portal eduCAPES que descreve simulações didáticas, a IA foi utilizada para auxiliar na organizar desta edição, revisando as informações científicas e apoiando na criação de explicações claras, inclusivas e atualizadas. Com isso, buscamos não apenas inovar na forma de ensinar, mas também mostrar como as novas tecnologias podem ser aliadas na produção de materiais educativos acessíveis, interativos e conectados com os desafios contemporâneos da educação em saúde. Mais do que ensinar biologia, patologia e bioquímica, este manual busca formar cidadãos conscientes, críticos e preparados para cuidar de si e dos outros com informação, empatia e responsabilidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent815Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPróstatapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSimulationpt_BR
Título: dc.titleMANUAL DE SIMULAÇÃO DIDÁTICA DE DIAGNÓSTICO DE CANCERpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiotecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais