Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Saudan, Fabíola | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Winagraski, Erika | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-30T04:08:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-30T04:08:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | manual fabiola30062025 Portugues | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000576 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este manual foi planejado com foco em estudantes do ensino médio, visando a inclusão de alunos surdos, considerando o papel essencial das imagens no processo de aprendizagem. A escolha por uma aula prática foi intencional: acreditamos que aprender fazendo é uma das formas mais eficazes de transformar conhecimento em ação. Simular um diagnóstico, mesmo com reagentes naturais e substituições didáticas, torna o conteúdo mais palpável, desperta o interesse dos jovens e os aproxima da linguagem científica de maneira lúdica e envolvente, o que é um diferencial desta apostila junto com o uso da inteligência artificial (IA) na sua elaboração textual. Com base no livro de nosso Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem Molecular (LABiEMol) do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense, publicado em três línguas e disponível do portal eduCAPES que descreve simulações didáticas, a IA foi utilizada para auxiliar na organizar desta edição, revisando as informações científicas e apoiando na criação de explicações claras, inclusivas e atualizadas. Com isso, buscamos não apenas inovar na forma de ensinar, mas também mostrar como as novas tecnologias podem ser aliadas na produção de materiais educativos acessíveis, interativos e conectados com os desafios contemporâneos da educação em saúde. Mais do que ensinar biologia, patologia e bioquímica, este manual busca formar cidadãos conscientes, críticos e preparados para cuidar de si e dos outros com informação, empatia e responsabilidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 815Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Próstata | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Simulation | pt_BR |
Título: dc.title | MANUAL DE SIMULAÇÃO DIDÁTICA DE DIAGNÓSTICO DE CANCER | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biotecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
manual fabiola30062025 Portugues.pdf | 814,49 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000576/1/manual fabiola30062025 Portugues.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: