Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Progresso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Jader Luís da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-27T23:45:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-27T23:45:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação Contemporânea Trilhas do Saber | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000572 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação, em qualquer tempo histórico, sempre se constituiu como pilar fundamental da construção social, política e cultural das sociedades. No entanto, é inegável que os desafios do mundo contemporâneo, marcados por intensas transformações tecnológicas, pela pluralidade de identidades e saberes, e pelas constantes reconfigurações das relações humanas, exigem da educação um posicionamento cada vez mais dinâmico, crítico e comprometido com a formação integral do sujeito. É nesse cenário multifacetado que se insere a presente obra, Educação Contemporânea: Trilhas do Saber, que propõe-se a ser não apenas um repositório de reflexões acadêmicas, mas uma verdadeira bússola orientadora para aqueles que se debruçam sobre os complexos caminhos da educação atual. A metáfora das “trilhas” sugere justamente a multiplicidade de rotas possíveis, a diversidade de experiências e saberes que se entrelaçam no processo educativo, bem como a liberdade de caminhar com criticidade, sensibilidade e responsabilidade ética. A coletânea que ora se apresenta reúne contribuições de pesquisadores, educadores e profissionais de distintas áreas do conhecimento, cujas análises aprofundadas dialogam com temas urgentes e estruturantes do campo educacional. Desde os debates acerca das inovações tecnológicas e metodológicas, passando pela valorização da diversidade e da inclusão, até reflexões sobre o papel da escola na formação cidadã, a obra oferece um panorama abrangente e articulado sobre os rumos que a educação contemporânea pode – e deve – trilhar. Cada capítulo, com sua singularidade temática e abordagem metodológica própria, constitui-se como uma peça fundamental na construção de um mosaico reflexivo sobre os desafios e as potencialidades da educação no século XXI. Em meio às discussões sobre a formação docente, as práticas pedagógicas, a educação em tempos de crise e a democratização do conhecimento, destaca-se a preocupação comum com a humanização do processo educativo, com a promoção da equidade e com a valorização do sujeito em sua totalidade. Mais do que apontar caminhos prontos, esta obra convida à problematização, à escuta ativa e à reinvenção permanente do fazer pedagógico. A educação aqui não é pensada como um produto acabado, mas como um processo em constante elaboração, em que o saber não é fim, mas meio de transformação – do indivíduo, da coletividade, da própria sociedade. Assim, Educação Contemporânea: Trilhas do Saber nasce como uma contribuição significativa para o campo educacional, especialmente em um momento em que a escola, a universidade, os espaços não formais e os agentes educativos em geral são chamados a repensar seus papéis diante das urgências do presente. Em tempos de incertezas, polarizações e rupturas, é preciso reafirmar a educação como espaço de resistência, de esperança e de criação de futuros possíveis. Ao leitor e à leitora que ora iniciam esta travessia, deseja-se uma leitura instigante, crítica e inspiradora. Que as trilhas aqui traçadas possam se multiplicar em novos percursos, pesquisas, práticas e sonhos. Que o saber continue sendo ponte, farol e semente de transformação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2061 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interação entre aprendizagem cotidiana e escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Contemporânea: Trilhas do Saber | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação Contemporânea Trilhas do Saber.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000572/2/Educação Contemporânea Trilhas do Saber.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons