O DESCARTE DE METAIS PESADOS NO MEIO AMBIENTE ARTICULADO COM O ESTUDO DA LIGAÇÃO METÁLICA POR MEIO DA METODOLOGIA DE ENSINO POR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Marcela-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Angela-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-27T03:06:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-27T03:06:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
identificador: dc.identifier.otherCartilha_Dissertação_Marcela_Gomes.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000543-
Resumo: dc.description.abstractEsta cartilha foi desenvolvida para auxiliar no ensino de conceitos químicos, como as ligações metálicas, de forma clara e aplicada. O conteúdo é voltado para alunos do 1º ano do Ensino Médio, que muitas vezes têm dificuldade em entender temas abstratos da química. Para tornar o aprendizado mais significativo, utilizamos a metodologia por Resolução de Problemas, pois se refere a uma abordagem que possibilita o envolvimento dos estudantes ativamente no processo do aprendizado, porque promove o desenvolvimento de habilidades de raciocínio, comunicação e cooperação. E neste caso, foi proposto o seguinte problema socioambiental: o descarte de metais pesados no meio ambiente para articular ao conteúdo de ligações metálicas. Assim, foi elaborada uma sequência didática com base nas etapas metodológicas da Resolução de Problemas e constituída por oito etapas como estratégia para o ensino de ligações metálicas, partindo de um problema “escolar aberto” de natureza interventiva, seguida do levantamento das hipóteses dos estudantes quanto ao problema proposto, realização de atividades de pesquisa pelos estudantes, realização de experimentos observados pelos estudantes, exibição de vídeos sobre diversos aspectos envolvendo os metais pesados, atividade lúdica semelhante ao “escape room”, reapresentação do problema e análise do professor. Portanto, esta cartilha promove participação, interação e engajamento dos estudantes e desenvolvimento de seus conhecimentos (atitudinal, procedimental e conceitual) ao longo do processo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25090KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDescarte de metais pesadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectligação metálicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectresolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Título: dc.titleO DESCARTE DE METAIS PESADOS NO MEIO AMBIENTE ARTICULADO COM O ESTUDO DA LIGAÇÃO METÁLICA POR MEIO DA METODOLOGIA DE ENSINO POR RESOLUÇÃO DE PROBLEMASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons