
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues dos Reis, Aryane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-26T21:17:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-26T21:17:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1100 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Práticas Pedagógicas Através das Histórias em Quadrinhos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000542 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo científico propõe uma reflexão aprofundada sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na produção de histórias em quadrinhos como recurso didático na formação inicial e continuada de professores de Química. O objetivo é compreender de que forma essa abordagem pode contribuir para a construção do conhecimento científico, para o desenvolvimento da criatividade e para o estímulo de práticas pedagógicas inovadoras. Com base em revisão bibliográfica de estudos publicados até o ano de 2021, são discutidas as potencialidades das TICs na Educação em Ciências, as especificidades do ensino de Química e os fundamentos teóricos da linguagem das histórias em quadrinhos. A metodologia fundamenta-se em análise qualitativa de experiências educativas e pesquisas acadêmicas que demonstram a eficácia do uso desse recurso como mediador do ensino/aprendizagem. A produção de HQs por licenciandos é analisada como estratégia formativa capaz de favorecer a autonomia docente, a comunicação científica e a construção coletiva de saberes pedagógicos e disciplinares. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 459 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias em Quadrinhos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas Inovadoras | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
| Título: dc.title | Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Produção de Histórias em Quadrinhos no Contexto da Formação de Professores de Química | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons