GEOMETRIA SONA E SUAS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Andreza-
Autor(es): dc.contributor.authorKindel, Dora Soraia-
Autor(es): dc.contributor.authorVianna, Marcio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-26T14:12:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-26T14:12:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-
identificador: dc.identifier.otherGEOMETRIA SONA E SUAS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000539-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho aborda uma proposta pedagógica paraas aulas de Matemática no Ensino Fundamental anos iniciais que dialogue com o aprendizado da Simetria através da Geometria Sona, sob a perspectiva da Etnomatemática, abordando também da lei 10639/03. Após uma pesquisa bibliográfica, buscamos desenvolver e sugerir atividades, através de uma sequência de atividades, que auxilie os discentes na aprendizagem da Simetria, de forma lúdica e contextualizada, tendo como tema os desenhos da Geometria Sona. O objetivo é garantir um aprendizado da matemática e promover uma conscientização reflexiva para os alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Essa pesquisa justifica-se a partir da necessidade de se pensar em possibilidades para o ensino de matemática especificamente para alunos do 5° ano Ensino Fundamental - anos iniciais que contribuíssem para melhor aprendizado dos mesmos. Diante da metodologia qualitativa e observação participante, enquanto docente da escola (professora-pesquisadora) a análise de dados deu-se através dos registros da professora com durante a aplicação da sequência de atividade com os alunos. Atividades estas que foram aplicadas em uma turma do 5° ano, em uma escola da rede privada de ensino, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Percebeu- se na pesquisa ao desenvolver as atividades reflexivas em sala de aula que é possível ensinar conteúdos de matemática de forma lúdica com intencionalidade utilizando a Etnomatemática e fazendo valer a implementação da lei 10639/03.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,95MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Sonapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental anos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 10639/03pt_BR
Título: dc.titleGEOMETRIA SONA E SUAS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Fundamental - Anos Iniciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons