Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Diego Alexandre Divardim de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Ana Luiza Ruschel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-26T13:17:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-26T13:17:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Projeto PIBID-Artes visuais/UEPG/PR e processos formativos e colaborativos de investigação-ação emancipatória: um caminho na formação continuada da professora/supervisora (2009-2013) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000537 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro aborda a importância da formação continuada para professores de Artes Visuais, destacando as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A partir da experiência do autor como bolsista e pesquisador na UEPG entre 2009 e 2013, evidencia-se que o PIBID promoveu uma formação colaborativa e crítica, beneficiando tanto os professores em formação inicial quanto a supervisora da escola, cuja formação continuada foi pouco explorada até então. A pesquisa, fundamentada na pedagogia de Paulo Freire e na investigação ação, aponta para a relevância do programa na construção da identidade profissional docente e na promoção de práticas formativas emancipatórias em Artes Visuais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.494KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID-Artes visuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogia | pt_BR |
Título: dc.title | Projeto PIBID-Artes visuais/UEPG/PR e processos formativos e colaborativos de investigação-ação emancipatória: um caminho na formação continuada da professora/supervisora (2009-2013) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons