Paisagem geográfica, uso e ocupação da Praça da Matriz de Aparecida de Goiânia-GO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRAGA, Cristina Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-26T17:58:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-26T17:58:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
identificador: dc.identifier.otherPaisagem geográfica, uso e ocupação da Praça da Matriz de Aparecida de Goiânia-GOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000525-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de e-book apresenta, por meio de narrativas, os resultados de uma investigação sobre minha própria prática, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os anos de 2021 e 2024, cujo produto final é a dissertação intitulada “Uma análise geográfica da paisagem da Praça da Matriz de Aparecida de Goiânia - GO”. Dessa forma, relato, analiso e compartilho minhas práticas e experiências a partir da estratégia didática das aulas de Geografia ministradas por mim. As narrativas de aulas foram inspiradas, principalmente, nos textos de Rosa e Kauer (2022) e Venturi (2018) e nas pesquisas sobre a cidade de Aparecida de Goiânia. A coleta de dados ocorreu durante o trabalho de campo em uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Educação Básica, em uma escola da rede estadual de Aparecida de Goiânia - GO. Os dados foram obtidos por meio de questionário, aplicação de sequência didática, trabalho de campo, observação, participação, descrições e reflexões, apresentações orais e mural geográfico dos alunos com base nas atividades aplicadas e comentadas durante a intervenção. Por meio dos dados coletados, foi possível fazer um diagnóstico do conhecimento dos discentes sobre o conceito de paisagem e a formação socioespacial da cidade de Aparecida de Goiânia, suas vivências e experiências na Praça da Matriz. Para a intervenção pedagógica, elaborei seis planos de aula, cinco atividades e uma apresentação oral, a serem trabalhadas em 12 horas/aulas de 50 minutos cada, abordando os seguintes conceitos: paisagem, cidade, urbano e a formação socioespacial da cidade de Aparecida de Goiânia - GO.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.985 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem geográficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprodução do espaçopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectraciocínio geográficopt_BR
Título: dc.titlePaisagem geográfica, uso e ocupação da Praça da Matriz de Aparecida de Goiânia-GOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons