ENSINO DE HISTÓRIA E LITERATURA INFANTIL: Educação Antirracista e Representação Negra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Lei 10.639/2003

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, SUZANA MACÊDO NUNES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-25T00:24:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-25T00:24:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-17-
identificador: dc.identifier.otherSUZANAMACEDONUNESGOMES_Dissertação_Profhistoria.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000506-
Resumo: dc.description.abstractA Pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), analisou a interseção entre o ensino de História e a Literatura infantil, contribuindo para o imperativo reconhecimento da representação negra na Literatura Infantil para o desenvolvimento de uma educação antirracista. A pesquisa foi motivada pela seguinte questão orientadora: Como a interseção entre ensino de História e Literatura Infantil Negra pode colaborar na promoção de uma educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Lei 10.639/2003? Para responder à questão orientadora foram traçados os seguintes objetivos: Geral: analisar como a interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra pode colaborar na promoção de uma educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Lei 10.639/2003. Específicos: discutir o arcabouço teórico da interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra, à luz da Lei 10.639/2003; saber a percepção dos/das participantes da pesquisa acerca da interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra, à luz da Lei 10.639/2003; 3) propor uma Oficina Literária como produto educacional para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a fim de colaborar com a promoção de uma educação antirracista. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de cunho exploratório. A produção de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, realizada com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da cidade de Buriti dos Lopes, Piauí. As respostas obtidas com a aplicação do questionário foram analisadas à luz das seguintes bases teóricas: Ensino de História: Bittencourt (2018), Daniel (2023), Lima (2024); Literatura Infantil Negra e representação negra: Farias (2018), Gouvêa (2005), Sousa (2018); Lei 10.639/2003: Barbosa (2020), Brasil (2003), Silveira (2024); Estudos sobre racismo, preconceito, descolonização e educação antirracista: Adichie (2019), Almeida (2019), Correia (2023), Gomes (2005), Gonzalez (2020), Nascimento (2021), Ribeiro (2019). Para procedermos com a análise dos dados, ou seja, para investigar o conteúdo das respostas produzidas pelos participantes da pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2016), pois as especificidades desse tipo de análise se mostraram mais adequadas para explorarmos a pluralidade e a riqueza dos significados das respostas dos professores. A análise e interpretação dos dados produzidos revelaram os desafios relacionados à presença, ausência e (ou) marginalização da temática afro-brasileira e étnico-racial na sala de aula. Os desafios revelados foram: a questão do currículo das escolas, que não contempla ou pouco contempla a temática étnico-racial; a falta de materiais e livros de Literatura Infantil com a temática negra e o fato da temática só ser abordada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. No entanto, apesar dos desafios, os professores reconhecem a importância do trabalho com a Literatura Infantil e da abordagem da temática étnico-racial em sala de aula. Para tanto, a partir das respostas do questionário, fornecidas pelos participantes da pesquisa, elaboramos como produto educacional, a proposta de uma Oficina Literária para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para a promoção de uma educação antirracista.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação. Antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação Negrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E LITERATURA INFANTIL: Educação Antirracista e Representação Negra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Lei 10.639/2003pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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