@HISTORIANDO: juventudes e autonomia discente no ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARDOSO, LUMA DE CARVALHO-
Autor(es): dc.contributor.authorReisdorfer, Thiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-25T00:18:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-25T00:18:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-30-
identificador: dc.identifier.otherLumaDeCarvalhoCardoso_Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000505-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo teve como principal objetivo fomentar a autonomia discente e promover aprendizagens significativas no ensino de História, utilizando o Instagram como ferramenta didática. O ensino de História, seus currículos e a própria escola tendem a invisibilizar as juventudes, perpetuando uma dominação histórica dos adultos sobre crianças e jovens, naturalizando essa hierarquia e limitando tanto o desenvolvimento da condição juvenil quanto a construção de aprendizagens significativas na disciplina. Para abordar essa questão, a pesquisa adotou uma metodologia que combinou revisão bibliográfica sobre juventudes, ensino de História, História do Tempo Presente e História Pública, além de pesquisa de campo com alunos do ensino médio técnico do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), na cidade de Tutóia. A investigação se deu por meio de uma pesquisa-ação realizada no contexto da disciplina eletiva @historiando.iema, que envolveu a pesquisa, produção e divulgação de vídeos com conteúdo histórico na rede social Instagram. O produto educacional desenvolvido foi a disciplina eletiva e, consequentemente, um Guia de Orientação com drive para orientar professores com interesse nessa linha de pesquisa e trabalho. Os resultados indicam que a experiência contribuiu para a promoção da autonomia discente, demonstrando o potencial das atividades práticas e do uso de mídias digitais para a construção de aprendizagens mais engajadas e significativas no ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia discentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Infâncias e Juventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.title@HISTORIANDO: juventudes e autonomia discente no ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons