Tecnologias Disruptivas na Educação Técnica Profissional: Transformando o Futuro do Ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLamattina, Alexandre de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorMorais, Rubia Carla Ramires-
Autor(es): dc.contributor.authorPaulino, Carlos Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-25T16:46:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-25T16:46:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-25-
identificador: dc.identifier.otherTecnologias Disruptivas na Educação Técnica Profissionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000484-
Resumo: dc.description.abstractEste livro analisa o impacto das tecnologias disruptivas na educação técnica e profissional brasileira, investigando como inovações como realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, Internet das Coisas, robótica educacional e big data estão transformando os paradigmas educacionais tradicionais. A obra combina fundamentação teórica rigorosa com evidências empíricas, apresentando casos práticos de implementação bem-sucedida em instituições brasileiras. O estudo adota metodologia multidisciplinar, integrando revisão sistemática da literatura, análise de dados quantitativos e estudos de caso qualitativos. Os resultados demonstram que a implementação estratégica dessas tecnologias pode melhorar significativamente indicadores educacionais: redução de 15-41% nas taxas de evasão, aumento de 23-45% no engajamento estudantil, e melhoria de 20-35% na retenção de conhecimento. A pesquisa revela ainda desafios importantes, incluindo necessidade de capacitação docente (apenas 23% dos professores receberam treinamento adequado), questões de infraestrutura e considerações éticas sobre uso de dados. O livro propõe frameworks práticos para implementação institucional, organizados em modelos de maturidade que orientam a evolução progressiva das instituições. Contribui para o campo ao oferecer a primeira análise sistemática abrangente das tecnologias disruptivas especificamente no contexto da educação técnica brasileira, estabelecendo agenda de pesquisa para desenvolvimentos futuros. A obra destina-se a gestores educacionais, docentes, pesquisadores e formuladores de políticas interessados na transformação digital da educação profissional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7914pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional Processamento de dados / Educação por computadorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteração entre aprendizagem cotidiana e escolarpt_BR
Título: dc.titleTecnologias Disruptivas na Educação Técnica Profissional: Transformando o Futuro do Ensinopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons