CONSTRUINDO SABERES GEOMÉTRICOS: APRENDIZAGENS DIGITAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EJA/EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLutz, Mauricio Ramos-
Autor(es): dc.contributor.authorMeireles, William Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-25T14:29:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-25T14:29:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-25-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000483-
Resumo: dc.description.abstractO caderno didático “Construindo saberes geométricos: aprendizagens digitais e Resolução de Problemas na EJA/EPT”, constitui um Produto Educacional (PE) vinculado à pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Jaguari. O material foi elaborado para apoiar o ensino de Geometria na modalidade EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), utilizando Tecnologias Digitais (TD) e a metodologia de Resolução de Problemas (RP) como estratégias centrais. O caderno é estruturado em sete aulas que abordam progressivamente conteúdos fundamentais da Geometria, partindo de um diagnóstico inicial até avaliações reflexivas. Entre os temas tratados estão: ponto, reta, plano, retas coplanares, sistema cartesiano, propriedades dos triângulos e o Teorema de Pitágoras. A proposta metodológica inspira-se na abordagem de George Polya, cujas etapas — compreender o problema, elaborar um plano, executar o plano e fazer o retrospecto — são aplicadas em diversas situações didáticas, com atividades contextualizadas que articulam teoria e prática. Um diferencial significativo é o uso do software GeoGebra, que promove a visualização dinâmica de conceitos geométricos, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento visual e geométrico. O caderno também propõe atividades baseadas em situações do cotidiano e problemas práticos, como a leitura de gráficos, análise de planilhas e localização de pontos no plano cartesiano. Além disso, o material contempla momentos de reflexão, sondagem de conhecimentos prévios, e avaliações formativas e somativas, buscando respeitar os saberes dos estudantes. O material é didaticamente acessível, visualmente atrativo e alinhado às especificidades da EJA/EPT, incentivando a participação ativa dos estudantes e a mediação pedagógica crítica dos docentes. Ao integrar fundamentos teóricos, estratégias pedagógicas e ferramentas digitais, o caderno contribui para qualificar o ensino de Geometria na EJA/EPT, promovendo aprendizagens mais contextualizadas, interativas e significativas para os sujeitos da educação profissional.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria; EJA/EPT; Resolução de Problemas; Tecnologias Digitais; GeoGebra.pt_BR
Título: dc.titleCONSTRUINDO SABERES GEOMÉTRICOS: APRENDIZAGENS DIGITAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EJA/EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons