
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lutz, Mauricio Ramos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Meireles, William Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-25T14:29:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-25T14:29:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000483 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O caderno didático “Construindo saberes geométricos: aprendizagens digitais e Resolução de Problemas na EJA/EPT”, constitui um Produto Educacional (PE) vinculado à pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Jaguari. O material foi elaborado para apoiar o ensino de Geometria na modalidade EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), utilizando Tecnologias Digitais (TD) e a metodologia de Resolução de Problemas (RP) como estratégias centrais. O caderno é estruturado em sete aulas que abordam progressivamente conteúdos fundamentais da Geometria, partindo de um diagnóstico inicial até avaliações reflexivas. Entre os temas tratados estão: ponto, reta, plano, retas coplanares, sistema cartesiano, propriedades dos triângulos e o Teorema de Pitágoras. A proposta metodológica inspira-se na abordagem de George Polya, cujas etapas — compreender o problema, elaborar um plano, executar o plano e fazer o retrospecto — são aplicadas em diversas situações didáticas, com atividades contextualizadas que articulam teoria e prática. Um diferencial significativo é o uso do software GeoGebra, que promove a visualização dinâmica de conceitos geométricos, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento visual e geométrico. O caderno também propõe atividades baseadas em situações do cotidiano e problemas práticos, como a leitura de gráficos, análise de planilhas e localização de pontos no plano cartesiano. Além disso, o material contempla momentos de reflexão, sondagem de conhecimentos prévios, e avaliações formativas e somativas, buscando respeitar os saberes dos estudantes. O material é didaticamente acessível, visualmente atrativo e alinhado às especificidades da EJA/EPT, incentivando a participação ativa dos estudantes e a mediação pedagógica crítica dos docentes. Ao integrar fundamentos teóricos, estratégias pedagógicas e ferramentas digitais, o caderno contribui para qualificar o ensino de Geometria na EJA/EPT, promovendo aprendizagens mais contextualizadas, interativas e significativas para os sujeitos da educação profissional. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria; EJA/EPT; Resolução de Problemas; Tecnologias Digitais; GeoGebra. | pt_BR |
| Título: dc.title | CONSTRUINDO SABERES GEOMÉTRICOS: APRENDIZAGENS DIGITAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EJA/EPT | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 24-06-2025 Produto Educacional William.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000483/2/24-06-2025 Produto Educacional William.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons