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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PROFEPT/IFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, CHRYSTIAN SANTOS DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAVALCANTI, RICARDO JORGE DE SOUSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-23T22:56:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-23T22:56:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática: “Uma abordagem decolonial com práticas antirracistas no Ensino de Língua Inglesa na Educação Profissional e Tecnológica" | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000479 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A SD "Uma Abordagem Decolonial com Práticas Antirracistas no Ensino de Língua Inglesa na Educação Profissional e Tecnológica” foi elaborada, na condição de Produto Educacional, no âmbito do ProfEPT/Ifal, com o intuito de promover reflexões sobre o viés hegemônico e eurocêntrico no ensino desse idioma, contribuindo para a desconstrução de estereótipos culturais e incentivando uma análise crítica e antirracista sobre o processo de ensino e aprendizagem desse componente curricular. A questão investigativa que direcionou o estudo foi: De que forma práticas educativas pautadas nas perspectivas dos Letramentos Críticos poderiam contribuir para uma abordagem decolonial no ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica? Para tanto, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou a pesquisa-ação colaborativa como método. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários-perfis e questionários de satisfação, aplicados aos/às estudantes e ao docente colaborador. Os resultados da análise das respostas indicaram que os/as participantes, em grande maioria, avaliaram a proposta de modo positivo, destacando a relevância da abordagem crítica e contextualizada para o ensino de Língua Inglesa na EPT. Em conclusão, pôde-se inferir dos dados coletados que o PE desenvolvido se apresentou como um instrumento que possibilitou aos/às avaliadores/colaboradores da SD uma experiência de aprendizagem crítica e contextualizada, favorecendo o questionamento de narrativas hegemônicas sobre a Língua Inglesa e seus falantes. Outras conclusões oriundas da investigação são: i) a inserção de perspectivas decoloniais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa contribui para uma abordagem mais diversa e significativa da aprendizagem; ii) a formação docente na Educação Profissional e Tecnológica demandas estratégias pedagógicas que dialoguem com a realidade dos/as estudantes e promovam sua participação ativa no processo educativo; iii) a produção de materiais didáticos alinhados ao Letramento Crítico amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem, incentivando a construção de saberes que extrapolam o aspecto meramente instrumental da Língua Inglesa. Como desdobramentos futuros, sugere-se a ampliação da pesquisa para outras séries e modalidades de ensino, bem como a adaptação do PE para diferentes contextos educacionais, consolidando uma proposta de ensino de Língua Inglesa alinhada às perspectivas de formação integral e omnilateral da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Crítico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | pt_BR |
Título: dc.title | DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS REFLEXIVAS ANTIRRACISTAS SOBRE LETRAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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