DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS REFLEXIVAS ANTIRRACISTAS SOBRE LETRAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPROFEPT/IFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, CHRYSTIAN SANTOS DA-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, RICARDO JORGE DE SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-23T22:56:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-23T22:56:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática: “Uma abordagem decolonial com práticas antirracistas no Ensino de Língua Inglesa na Educação Profissional e Tecnológica"pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000479-
Resumo: dc.description.abstractA SD "Uma Abordagem Decolonial com Práticas Antirracistas no Ensino de Língua Inglesa na Educação Profissional e Tecnológica” foi elaborada, na condição de Produto Educacional, no âmbito do ProfEPT/Ifal, com o intuito de promover reflexões sobre o viés hegemônico e eurocêntrico no ensino desse idioma, contribuindo para a desconstrução de estereótipos culturais e incentivando uma análise crítica e antirracista sobre o processo de ensino e aprendizagem desse componente curricular. A questão investigativa que direcionou o estudo foi: De que forma práticas educativas pautadas nas perspectivas dos Letramentos Críticos poderiam contribuir para uma abordagem decolonial no ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica? Para tanto, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou a pesquisa-ação colaborativa como método. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários-perfis e questionários de satisfação, aplicados aos/às estudantes e ao docente colaborador. Os resultados da análise das respostas indicaram que os/as participantes, em grande maioria, avaliaram a proposta de modo positivo, destacando a relevância da abordagem crítica e contextualizada para o ensino de Língua Inglesa na EPT. Em conclusão, pôde-se inferir dos dados coletados que o PE desenvolvido se apresentou como um instrumento que possibilitou aos/às avaliadores/colaboradores da SD uma experiência de aprendizagem crítica e contextualizada, favorecendo o questionamento de narrativas hegemônicas sobre a Língua Inglesa e seus falantes. Outras conclusões oriundas da investigação são: i) a inserção de perspectivas decoloniais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa contribui para uma abordagem mais diversa e significativa da aprendizagem; ii) a formação docente na Educação Profissional e Tecnológica demandas estratégias pedagógicas que dialoguem com a realidade dos/as estudantes e promovam sua participação ativa no processo educativo; iii) a produção de materiais didáticos alinhados ao Letramento Crítico amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem, incentivando a construção de saberes que extrapolam o aspecto meramente instrumental da Língua Inglesa. Como desdobramentos futuros, sugere-se a ampliação da pesquisa para outras séries e modalidades de ensino, bem como a adaptação do PE para diferentes contextos educacionais, consolidando uma proposta de ensino de Língua Inglesa alinhada às perspectivas de formação integral e omnilateral da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
Título: dc.titleDECOLONIALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS REFLEXIVAS ANTIRRACISTAS SOBRE LETRAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons