Explorando o GeoGebraBook para o Ensino de Área e Perímetro: Uma Abordagem Interativa para a Construção da Aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - BARRA DO BUGRESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKrüger, Elói Luis-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira Gonçalves, William-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-23T14:02:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-23T14:02:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-16-
identificador: dc.identifier.otherRECURSO EDUCACIONAL - Explorando o GeoGebraBook para o Ensino de Área e Perímetropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000475-
Resumo: dc.description.abstractEste material demonstra um uso do GeoGebra como recurso para ensinar conceitos de área e perímetro de formas geométricas, explorando como a abordagem interativa do GeoGebraBook pode facilitar a compreensão desses conceitos pelos alunos, promovendo uma aprendizagem mais engajadora e eficaz. Por meio de atividades práticas e construção de modelos virtuais, este trabalho demonstra como o GeoGebra pode ser uma ferramenta valiosa no ensino de matemática. O trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de aprimorar os processos de ensino e aprendizagem relacionados aos fundamentos matemáticos, com foco específico na geometria. Além disso, busca desconstruir a ideia de que a Matemática é composta por conceitos difíceis e "chatos". Para atingir esse objetivo, foi apresentada uma abordagem diferenciada para o ensino desse campo matemático, com ênfase nos planos geométricos. Como estratégia de ensino e aprendizagem, utilizou-se o software GeoGebra, explorando especialmente o recurso GeoGebraBook para criar ferramentas que contribuam no ensino dos conceitos matemáticos aos alunos. A dinâmica proporcionada pelo GeoGebraBook, enquanto recurso digital, possibilita ampliar a interação dos estudantes e, consequentemente, potencializar o aprendizado. O principal objetivo do produto educacional elaborado neste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica para o ensino Área e perímetro por meio do GeoGebraBook, visando contribuir para a prática pedagógica dos professores de Matemática no processo ensino e aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent985 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática na Educação Básica e suas Tecnologiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁreapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPerímetropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebraBookpt_BR
Título: dc.titleExplorando o GeoGebraBook para o Ensino de Área e Perímetro: Uma Abordagem Interativa para a Construção da Aprendizagempt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons