Entre tradição oral e práticas pedagógicas: diálogos com docentes que atuam na EMEBTI Professora Láurea Freire Brumana de Marataízes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSERBATE, Tatiana Louzada-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Letícia Queiroz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-18T15:17:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-18T15:17:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Entre_Tradição_Oral_Práticas_Pedagógicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000396-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação investiga a relação entre as tradições orais do município de Marataízes e a formação docente na Educação Básica, com foco na valorização da identidade cultural e na integração de saberes tradicionais ao ensino. A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), adota uma abordagem qualitativa e dialógica, fundamentando-se nos conceitos de subjetividade (Rey, 2003), hibridismo cultural (Canclini, 1983, 1995, 2016) e formação docente como ato dialógico, ético e responsivo (Freire, 1985, 1997, 2001; Bakhtin, 2014). O estudo foi desenvolvido junto aos professores da E.M.E.B. “Professora Láurea Freire Brumana” e estruturou-se em cinco etapas: levantamento de tradições orais locais, revisão de estudos correlatos, elaboração e aplicação de um projeto de extensão voltado aos docentes, análise dos impactos da formação e sistematização dos resultados em um produto educacional. Os achados indicam que a valorização das narrativas orais contribui para o fortalecimento do pertencimento cultural e para práticas pedagógicas mais contextualizadas. Além disso, a pesquisa evidencia a necessidade de formação continuada que contemple a diversidade cultural e o diálogo entre saberes tradicionais e acadêmicos. O produto educacional gerado foi disponibilizado no Repositório do IFES e à Secretaria de Educação de Marataízes, ampliando as possibilidades de aplicação das tradições orais na prática docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTradição Oralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Ancestraispt_BR
Título: dc.titleEntre tradição oral e práticas pedagógicas: diálogos com docentes que atuam na EMEBTI Professora Láurea Freire Brumana de Marataízespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons