VIDA E FORMAÇÃO: AUTOBIOGRAFIAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAL - CAMPUS MACEIÓ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPROFEPT/IFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, LÍDIA MARIA DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, RICARDO JORGE DE SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-16T22:40:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-16T22:40:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://youtu.be/p6djdlGbbFs?si=_hsJUOqd4acFbSA0-
identificador: dc.identifier.otherDocumentário: "Vida e Formação na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio"pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000378-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional integra uma dissertação de mestrado, cuja pesquisa apresenta os resultados de uma investigação em nível de mestrado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na Linha de Pesquisa de Práticas Educativas em EPT, com objetivo de estabelecer, por meio da produção de um documentário, relações entre o currículo, o mundo do trabalho e os projetos de vida dos/as estudantes do Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de modo a contribuir para a formação integral, resultando em cidadãos/ãs críticos/as e reflexivos/as diante da realidade vivenciada, capazes de “realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares” (Marcuschi, 2010, p. 31). Para isso, desenvolvemos uma sequência didática (Zabala, 2010; Schneuwly e Dolz, 2004) cujo objetivo foi a produção de Autobiografias Educativas (Josso, 2014), uma vez que as narrativas biográficas contribuem para a compreensão dos processos de formação, conhecimento e aprendizado. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, seguindo-se o método da pesquisa-ação, embasada em Thiollent (2011), Ibiapina (2008), Pimenta (2005). O lócus da pesquisa foi o Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. Os participantes foram os discentes de uma turma de terceira série do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio e a respectiva professora regente da turma, além de docentes que ministram o componente Língua Portuguesa no ensino médio integrado, os quais participaram como avaliadores do Produto Educacional desenvolvido por meio da pesquisa. Os instrumentos de coleta e produção de dados utilizados foram: questionários de caracterização e avaliação, notas e diários de campo; produções de texto realizadas pelos/as estudantes durante a pesquisa, além de registros em áudio e vídeo. Esses dados foram analisados por meio do método autobiográfico, além de categorias que foram acessadas com base nos estudos da Linguística Aplicada. As Autobiografias Educativas dos estudantes participantes apresentam, de modo geral, seu percurso formativo desde seu ingresso no Ifal - Campus Maceió até o momento em que produziram suas narrativas e revelaram questões relacionadas às seguintes categorias: 1) Diversidade de experiências vivenciadas ao longo da formação em curso; 2) Desafios da transição escolar entre ensino fundamental e ensino médio integrado à formação profissional e tecnológica; 3) A influência da família como um fator determinante para o sucesso escolar e profissional; 4) Amadurecimento pessoal; 5) A escola como o caminho para um futuro melhor. Alguns participantes apresentaram ainda, em suas Autobiografias Educativas, indícios de transformação, denominados como momentos-charneira (Josso, 2014), que se destacam por marcarem rupturas e transformações significativas na trajetória pessoal, acadêmica e/ou profissional dos participantes. O resultado foi a elaboração do Documentário “Vida e Formação”, um Produto Educacional na perspectiva da linha de Práticas Educativas, com o intuito de contribuir com a integração do ensino de Língua Portuguesa e a formação para o mundo do trabalho, de modo a contribuir para a formação humana integral dos/as estudantes do ensino médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeLinkpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAutobiografia Educativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional Documentáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleVIDA E FORMAÇÃO: AUTOBIOGRAFIAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAL - CAMPUS MACEIÓpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons