EXPLORANDO FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COM O SCRATCH: Uma Jornada Criativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Taíse da Conceição Rego-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ana Kely Martins da-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-16T09:43:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-16T09:43:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
identificador: dc.identifier.otherEXPLORANDO FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COM O SCRATCH Uma Jornada Criativa nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000372-
Resumo: dc.description.abstractEste livro propõe uma abordagem diferenciada para o ensino de figuras geométricas planas no 1º ano do Ensino Fundamental, explorando o potencial do ambiente de programação visual Scratch. Por meio de atividades práticas e interativas, os estudantes são instigados a compreender conceitos matemáticos enquanto desenvolvem competências computacionais e criativas. As sequências didáticas planejadas favorecem o raciocínio lógico, a percepção espacial e a colaboração entre os alunos, em consonância com as orientações estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Sequência Didática (SD) tem a duração de cinco aulas de cinquenta minutos e apresenta como objetivos:  Identificar e nomear figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo, triângulo).  Reconhecer características básicas das figuras (lados, vértices).  Desenvolver noções de orientação espacial.  Utilizar o Scratch de forma simples para criar histórias e jogos com figuras geométricas.  Promover o pensamento computacional e a criatividade. A publicação é dividida em cinco partes: o ensino de Geometria segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Scratch, compreendendo Sequência Didática (SD), a aplicação das atividades que é dividida em cinco aulas e sugestões ao professor, além de considerações finais, referências e as informações dos autores. Esta obra convida o professor a repensar suas ações em sala de aula utilizando o Software Scratch para promover aulas mais lúdicas, práticas e acessíveis. As atividades foram elaboradas com objetivos bem definidos, acompanhadas de instruções passo a passo e ideias que favorecem conversas orientadas com os alunos. O conteúdo busca fortalecer a construção coletiva do saber, aprofundando o entendimento dos conteúdos matemáticos e incentivando uma participação mais ativa no processo de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1706pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectScratchpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleEXPLORANDO FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COM O SCRATCH: Uma Jornada Criativa nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais