Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Rondônia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MICAIAS CATRINQUE DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SIMÃO, FLÁVIO BATISTA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-13T22:06:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-13T22:06:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Micaias | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000351 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente sequência didática foi elaborada com base na metodologia proposta por Antoni Zabala, articulada a uma abordagem construtivista de ensino e aos pressupostos da Aprendizagem Significativa, visando proporcionar aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio a construção de conhecimentos em Matemática Financeira e em educação financeira. As atividades foram organizadas em etapas progressivas e exploraram situações reais do cotidiano, como cálculos de aumento e desconto percentual, uso consciente do cartão de crédito, comparações entre financiamentos nos sistemas SAC e Price, além de simulações envolvendo investimentos. Durante o desenvolvimento da sequência, os estudantes realizaram diversas atividades com o uso do Excel, incluindo a criação de uma planilha de controle de gastos, o que possibilitou a integração entre os saberes matemáticos e o uso de ferramentas digitais. A sequência revelou-se eficiente para o desenvolvimento de competências e habilidades associadas à educação financeira, incentivando o pensamento crítico, a tomada de decisões e a autonomia dos estudantes diante de desafios financeiros cotidianos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | matemática financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | construção do conhecimento | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática: Ensino Contextualizado da Matemática Financeira com Ênfase na Educação Financeira | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/UNIR | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Micaias Catrinque da Silva.pdf | 287,44 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000351/2/SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Micaias Catrinque da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons