SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EJA (SDRPMEJA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Rondôniapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, EDLEUZA DE ALMEIDA CATRICH-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUEZ, TOMAS DANIEL MENENDEZ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-13T21:56:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-13T21:56:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-22-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL - EDLEUZApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000350-
Resumo: dc.description.abstractEsta sequência didática é parte da dissertação de mestrado intitulada: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. Vinculada ao programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito parcial para a obtenção de título de Mestre. Trata-se de um Produto Educacional com o propósito de auxiliar estudantes e professores na EJA principalmente nas turmas de 7o e 8o anos, visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes integrando teoria e prática de maneira harmoniosa e produtiva. Ainda abordar de forma abrangente a importância da resolução de problemas matemáticos no contexto educacional do Ensino Fundamental EJA, um tema de grande relevância na formação integral dos estudantes. Isso inclui uma análise detalhada e minuciosa de como a prática da resolução de problemas pode se traduzir em aprendizagens significativas e práticas valiosas para os alunos, de modo que eles possam utilizar esses conhecimentos em várias circunstâncias cotidianas, sejam elas acadêmicas ou pessoais. Para a elaboração desse material foram questionados os trabalhos desenvolvidos por renomados estudiosos da área, tais como George Pólya, P. Y. Galperin, Mirza. I. Majmutov e Héctor José Mendoza, todos reconhecidos por suas contribuições significativas e inovadoras para a compreensão e aplicação prática da resolução de problemas matemáticos na educação. A sequência didática tem como intuito fundamental contribuir de maneira efetiva e substancial para a prática pedagógica nesse contexto educacional específico e, assim, fomentar um aprendizado mais profundo, crítico e duradouro entre os alunos, preparando-os tanto para desafios futuros quanto estimulando seu raciocínio crítico e suas habilidades de resolução de problemas em diversas e variadas áreas do conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent27 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino.pt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EJA (SDRPMEJA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/UNIRpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons