METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO E A SAÚDE NA ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará – UEPA – Campus XII - Santarém-Paráuação em Enfermagem (PPGENF-UEPA/UFAM)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Adjanny Estela Santos de-
Autor(es): dc.contributor.authorSaatkamp, Cassiano Júnior-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Christian Diniz Lima e-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, José Almir Moraes da-
Autor(es): dc.contributor.authorFilgueiras, Ligia Amaral-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Priscila Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-13T15:07:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-13T15:07:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherMetodologia da Problematização e a Saúde na Escolapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000349-
Resumo: dc.description.abstractO conteúdo deste livro descreve a trajetória da Atividade Integrada em Saúde (AIS), que ocorre a cada semestre no curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A AIS é desenvolvida a partir de um tema ou problema que integram os Eixos Temáticos e o conjunto de Componentes Curriculares do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), utilizando a metodologia da problematização. Considerando essa metodologia, estudantes e professores reunidos escolhem um cenário, seguem para conhecer a realidade deste ambiente a fim de desenvolver o estudo, que resulta na elaboração de um artigo e a socialização dos resultados ocorre em um seminário, denominado de seminário integrador, visto que, todo o processo e resultado servem como instrumento de avaliação para concluir o semestre de estudo. A metodologia da problematização, possibilita a ação-reflexão-ação, levando docente e discente a “sentar e discutir” de forma dialética, dando ênfase a um estudo interdisciplinar e interprofissional. No segundo semestre de 2019, o local escolhido para o desenvolvimento da AIS foi uma escola de ensino fundamental em Santarém-Pará. O objetivo da AIS foi identificar e estudar problemas presentes na escola utilizando a metodologia da problematização por meio do arco de Maguerez. Foram identificados 6 principais problemas, cada um deles é abordado em um capítulo deste livro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 729 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia da Problematizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde na Escolapt_BR
Título: dc.titleMETODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO E A SAÚDE NA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGraduação em Enfermagempt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons