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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Hiroki Tsuji, Guilherme | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Reis Júnior, Reinaldo de Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-16T17:06:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-16T17:06:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Proposta de Curso - Formação em CTS e o Trabalho como Princípio Educativo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000344 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O curso Formação em CTS e Trabalho como Princípio Educativo para Professores de Física propõe uma reflexão crítica sobre a prática docente no ensino de Ciências, sob o olhar do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da pedagogia histórico-crítica. Fundamentado nas contribuições de autores como Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto e Acácia Kuenzer, entendendo que o trabalho é princípio educativo, sendo necessário para a formação omnilateral, pois articula o conhecimento escolar ao processo histórico de transformação da realidade. Segundo Saviani (2008), a educação escolar deve mediar o acesso aos conhecimentos sistematizados da humanidade, possibilitando que os sujeitos compreendam e transformem sua realidade. Nessa perspectiva, o ensino de Física não deve se restringir à mera transmissão de conteúdos descontextualizados, mas deve considerar o papel histórico da ciência na construção social, problematizando seus usos e seus vínculos com o poder e com os interesses de classe. A abordagem CTS, contribui para a reflexão acerca do mito da neutralidade científica se propondo a discutir como a ciência pode tanto emancipar quanto legitimar desigualdades, dependendo de como é ensinada e apropriada. Como exemplo, Thomas (2013) discute a importância de das relações entre Desenvolvimento, Tecnologia e Democracia de maneira conjunta, visto que, são três pilares que estão intrinsicamente correlacionados. Inspirado também em Frigotto (2001), que relaciona trabalho, ciência e formação humana, o curso propõe atividades que incentivem a compreensão da ciência como parte do processo de produção social e não como saber abstrato e neutro. Com isso, busca-se contribuir para a formação de professores que se reconheçam como trabalhadores intelectuais comprometidos com a transformação social, capazes de articular o ensino da Física com as contradições do mundo do trabalho, da tecnologia e da sociedade. A proposta, portanto, visa a fortalecer uma prática docente crítica, consciente e que busca dialogar a vertente da pedagogia histórico-crítica com os preceitos do movimento CTS. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,088 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | formação docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho como princípio educativo | pt_BR |
| Título: dc.title | Proposta de Curso: Formação em CTS e o Trabalho como Princípio Educativo para Professores de Física | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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