Proposta de Curso: Formação em CTS e o Trabalho como Princípio Educativo para Professores de Física

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHiroki Tsuji, Guilherme-
Autor(es): dc.contributor.authorReis Júnior, Reinaldo de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-16T17:06:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-16T17:06:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-
identificador: dc.identifier.otherProposta de Curso - Formação em CTS e o Trabalho como Princípio Educativopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000344-
Resumo: dc.description.abstractO curso Formação em CTS e Trabalho como Princípio Educativo para Professores de Física propõe uma reflexão crítica sobre a prática docente no ensino de Ciências, sob o olhar do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da pedagogia histórico-crítica. Fundamentado nas contribuições de autores como Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto e Acácia Kuenzer, entendendo que o trabalho é princípio educativo, sendo necessário para a formação omnilateral, pois articula o conhecimento escolar ao processo histórico de transformação da realidade. Segundo Saviani (2008), a educação escolar deve mediar o acesso aos conhecimentos sistematizados da humanidade, possibilitando que os sujeitos compreendam e transformem sua realidade. Nessa perspectiva, o ensino de Física não deve se restringir à mera transmissão de conteúdos descontextualizados, mas deve considerar o papel histórico da ciência na construção social, problematizando seus usos e seus vínculos com o poder e com os interesses de classe. A abordagem CTS, contribui para a reflexão acerca do mito da neutralidade científica se propondo a discutir como a ciência pode tanto emancipar quanto legitimar desigualdades, dependendo de como é ensinada e apropriada. Como exemplo, Thomas (2013) discute a importância de das relações entre Desenvolvimento, Tecnologia e Democracia de maneira conjunta, visto que, são três pilares que estão intrinsicamente correlacionados. Inspirado também em Frigotto (2001), que relaciona trabalho, ciência e formação humana, o curso propõe atividades que incentivem a compreensão da ciência como parte do processo de produção social e não como saber abstrato e neutro. Com isso, busca-se contribuir para a formação de professores que se reconheçam como trabalhadores intelectuais comprometidos com a transformação social, capazes de articular o ensino da Física com as contradições do mundo do trabalho, da tecnologia e da sociedade. A proposta, portanto, visa a fortalecer uma prática docente crítica, consciente e que busca dialogar a vertente da pedagogia histórico-crítica com os preceitos do movimento CTS.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,088 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectformação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho como princípio educativopt_BR
Título: dc.titleProposta de Curso: Formação em CTS e o Trabalho como Princípio Educativo para Professores de Físicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
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