PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE COM PESCADORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará – UEPA – Campus XII - Santarém-Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Adjanny Estela Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-16T12:59:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-16T12:59:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherPRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE COM PESCADORES: RELATO DE EXPERIÊNCIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000343-
Resumo: dc.description.abstractO curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), adota em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) o uso de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem de modo a inserir os acadêmicos em cenários reais, promovendo ação-reflexão-ação, e uma das atividades desenvolvidas é a Atividade Integrada de Saúde (AIS), que tem como objetivo proporcionar a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares dos eixos temáticos do curso. No primeiro semestre de 2022, a turma de Enfermagem 2021 em Santarém, escolheu como cenário para realização da AIS, a colônia de pescadores Z-20. A atividade de pesca é reconhecida por sua importância econômica, embora os pescadores nem sempre sejam valorizados, ao contrário, muitas vezes são esquecidos pela sociedade, e aspectos relacionados a saúde são negligenciados. Utilizou-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez com cinco etapas: observação da realidade (identificação do problema), pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade (prática). Como ponto de partida, ainda devido as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a observação da realidade se deu a partir da leitura e análise do artigo “O perfil de trabalho e saúde do pescador artesanal de Santarém-PA” (MARINHO; NEVES, 2021), no qual aborda inúmeros problemas relacionados à saúde dos pescadores. Após a análise, foram destacados os principais problemas, como: exposição solar, doenças relacionadas ao esforço físico, dificuldade de acesso ao Sistema único de Saúde (SUS), ausência de água tratada/condições inadequadas de higiene, acidentes por animais peçonhentos/afogamentos e falta de conhecimento sobre as doenças/doenças frequentes. Dessa forma, a turma foi dividida em 6 grupos, e cada grupo ficou responsável por abordar um tema/problema que será apresentado na forma de capítulo desta coletânea. Assim, destaca-se a importância da metodologia da problematização no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a formação de um profissional crítico, reflexivo e transformador da realidade, e busca-se valorizar a produção cientifico-acadêmica de alunos e professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 632 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPescadorespt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE COM PESCADORES: RELATO DE EXPERIÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGraduação em Enfermagempt_BR
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