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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MESSIAS, Juliano Leví Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-16T09:58:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-16T09:58:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FOGO NA FORCA: O JOGO DE RPG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA DA REVOLTA DOS BÚZIOS. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000341 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação busca investigar de que forma os estudantes do Colégio da Polícia Militar da Bahia, unidade Dendezeiros, têm suas aprendizagens sobre a Revolta dos Búzios afetadas por um jogo de RPG educacional. Conceitos como consciência histórica, imaginação histórica e aula como texto são importantes elementos desta pesquisa. Os procedimentos da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental também são considerados neste processo. O acontecimento histórico Revolta dos Búzios e a cidade de Salvador, no final do século XVIII, são os componentes da contextualização histórica do jogo de RPG. Neste jogo de interpretar papéis, rolagens de dados definem o sucesso ou falha dos jogadores em determinadas façanhas. A ideia é proporcionar aprendizagens através do jogo, possibilitando que os estudantes façam registros da experiência e, posteriormente, possam estabelecer as próprias interpretações sobre os acontecimentos estudados, colocando-os no papel de protagonistas na construção do conhecimento histórico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 35 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Revolta dos Búzios; jogos de RPG; consciência histórica; aula como texto; | pt_BR |
| Título: dc.title | FOGO NA FORCA: O JOGO DE RPG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA DA REVOLTA DOS BÚZIOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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