FOGO NA FORCA: O JOGO DE RPG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA DA REVOLTA DOS BÚZIOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMESSIAS, Juliano Leví Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-16T09:58:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-16T09:58:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherFOGO NA FORCA: O JOGO DE RPG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA DA REVOLTA DOS BÚZIOS.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000341-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação busca investigar de que forma os estudantes do Colégio da Polícia Militar da Bahia, unidade Dendezeiros, têm suas aprendizagens sobre a Revolta dos Búzios afetadas por um jogo de RPG educacional. Conceitos como consciência histórica, imaginação histórica e aula como texto são importantes elementos desta pesquisa. Os procedimentos da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental também são considerados neste processo. O acontecimento histórico Revolta dos Búzios e a cidade de Salvador, no final do século XVIII, são os componentes da contextualização histórica do jogo de RPG. Neste jogo de interpretar papéis, rolagens de dados definem o sucesso ou falha dos jogadores em determinadas façanhas. A ideia é proporcionar aprendizagens através do jogo, possibilitando que os estudantes façam registros da experiência e, posteriormente, possam estabelecer as próprias interpretações sobre os acontecimentos estudados, colocando-os no papel de protagonistas na construção do conhecimento histórico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent35 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Revolta dos Búzios; jogos de RPG; consciência histórica; aula como texto;pt_BR
Título: dc.titleFOGO NA FORCA: O JOGO DE RPG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA DA REVOLTA DOS BÚZIOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons