Uma sequência didática para o ensino de capitalização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMesquita, Francisco Tiago da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-16T08:34:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-16T08:34:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de capitalização por atividades experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000339-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional integra a dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, de Mesquita (2024), sob a orientação do professor Doutor Pedro Franco de Sá, cuja pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual do Pará, com 50 estudantes do terceiro ano do ensino médio, no período de 08 a 19 de maio de 2023, na cidade de Belém e buscou analisar os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada no ensino de matemática por atividades experimentais, sobre a compreensão dos conceitos de investimento e capitalização e do desempenho de estudantes na resolução de questões sobre o assunto. O caderno de atividades foi aplicado e as atividades tiveram uma validação positiva. As atividades foram elaboradas levando em consideração que o ensino do conteúdo capitalização é tradicionalmente realizado nas salas de aula de maneira a privilegiar tão somente o cálculo de juros, podendo assim deixar de lado a possibilidade de explorar outros recursos para tratar do ensino desta temática, como por exemplo, alguns produtos financeiros de capitalização presentes no mercado financeiro atual: poupança, tesouro direto, títulos de capitalização e consórcios. Entendemos que ao ser dado ao ensino de capitalização a proximidade com produtos financeiros citados pode ter reflexos na dinâmica das aulas e na aprendizagem dos estudantes. Pensando nisso, o presente produto educacional busca fazer uso destes produtos financeiros no ensino de capitalização. O uso do caderno de atividades se mostrou satisfatórios tanto no que diz respeito a viabilidade quanto no desempenho dos alunos na resolução de questões sobre capitalização com foco nos produtos financeiros apresentados após a aplicação do produto educacional. Trata-se de uma sequência didática estruturada em oito atividades que visam abordar, de maneira básica, características de um dos produtos financeiros poupança, tesouro direto, títulos de capitalização e consórcios ou a comparação/relação entre algum deles, além de trabalhar também, nas atividades iniciais do caderno, os conceitos de investimento e investimento financeiro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1286pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática por atividades experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de capitalizaçãopt_BR
Título: dc.titleUma sequência didática para o ensino de capitalizaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais