
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mesquita, Francisco Tiago da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-16T08:34:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-16T08:34:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de capitalização por atividades experimentais | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000339 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional integra a dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, de Mesquita (2024), sob a orientação do professor Doutor Pedro Franco de Sá, cuja pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual do Pará, com 50 estudantes do terceiro ano do ensino médio, no período de 08 a 19 de maio de 2023, na cidade de Belém e buscou analisar os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada no ensino de matemática por atividades experimentais, sobre a compreensão dos conceitos de investimento e capitalização e do desempenho de estudantes na resolução de questões sobre o assunto. O caderno de atividades foi aplicado e as atividades tiveram uma validação positiva. As atividades foram elaboradas levando em consideração que o ensino do conteúdo capitalização é tradicionalmente realizado nas salas de aula de maneira a privilegiar tão somente o cálculo de juros, podendo assim deixar de lado a possibilidade de explorar outros recursos para tratar do ensino desta temática, como por exemplo, alguns produtos financeiros de capitalização presentes no mercado financeiro atual: poupança, tesouro direto, títulos de capitalização e consórcios. Entendemos que ao ser dado ao ensino de capitalização a proximidade com produtos financeiros citados pode ter reflexos na dinâmica das aulas e na aprendizagem dos estudantes. Pensando nisso, o presente produto educacional busca fazer uso destes produtos financeiros no ensino de capitalização. O uso do caderno de atividades se mostrou satisfatórios tanto no que diz respeito a viabilidade quanto no desempenho dos alunos na resolução de questões sobre capitalização com foco nos produtos financeiros apresentados após a aplicação do produto educacional. Trata-se de uma sequência didática estruturada em oito atividades que visam abordar, de maneira básica, características de um dos produtos financeiros poupança, tesouro direto, títulos de capitalização e consórcios ou a comparação/relação entre algum deles, além de trabalhar também, nas atividades iniciais do caderno, os conceitos de investimento e investimento financeiro. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1286 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática por atividades experimentais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de capitalização | pt_BR |
| Título: dc.title | Uma sequência didática para o ensino de capitalização | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FRANCISCO TIAGO DA SILVA MESQUITA Produto Educaciona.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000339/1/FRANCISCO TIAGO DA SILVA MESQUITA Produto Educaciona.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: