
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mesquita, Francisco Tiago da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-16T08:28:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-16T08:28:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de capitalização por atividades experimentais | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000338 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada no ensino de matemática por atividades experimentais, sobre a compreensão dos conceitos de investimento e capitalização e do desempenho de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de ensino do estado do Pará, na cidade de Belém na resolução de questões sobre o assunto? E objetivou analisar possíveis efeitos da aplicação de uma sequencia didática para o ensino de capitalização. A sequência didática utilizou os produtos financeiros poupança, tesouro direto, títulos de capitalização e consórcios e a pesquisa analisou os efeitos da sequência didática na aprendizagem dos estudantes no conteúdo ao observar o desempenho deles na resolução de questões sobre o tema. A metodologia de pesquisa adotada foi a engenharia didática. Lançamos mão de um questionário sócio educacional para obter informações quanto ao perfil dos estudantes participantes; um pré-teste, afim de levantar informações sobre o grau de conhecimento prévio dos alunos a respeito da temática; aplicação da sequência didática proposta; e a realização de um pós-teste, no intuito de verificar o conhecimento adquirido sobre o tema após a intervenção da sequência didática. A partir dos dados coletados, comparando o desempenho dos estudantes na solução do pré-teste e do pós teste foi possível verificar que a sequência didática proposta teve efeitos positivos no desempenho e na aprendizagem dos alunos neste conteúdo, uma vez que a análise dos dados mostrou uma melhoria no desempenho dos estudantes no pós-teste em relação ao pré-teste. Ao realizar o teste de Fisher para verificar a associação ou não entre algumas variáveis, o teste mostrou associação entre as variáveis hábito de estudo e desempenho no pós-teste, ajuda para estudar matemática e desempenho no pós-teste, quem ajuda no estudo de matemática e desempenho no pós-teste e gosto pela matemática e desempenho pós-teste. A sequência didática utilizada na pesquisa constituiu um produto educacional chamado de uma sequência didática para o ensino de capitalização. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3839 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática por atividades experimentais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de capitalização | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de capitalização por atividades experimentais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FRANCISCO TIAGO DA SILVA MESQUITA Dissertação.pdf | 3,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000338/1/FRANCISCO TIAGO DA SILVA MESQUITA Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: