Ensino de capitalização por atividades experimentais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMesquita, Francisco Tiago da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-16T08:28:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-16T08:28:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de capitalização por atividades experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000338-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada no ensino de matemática por atividades experimentais, sobre a compreensão dos conceitos de investimento e capitalização e do desempenho de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de ensino do estado do Pará, na cidade de Belém na resolução de questões sobre o assunto? E objetivou analisar possíveis efeitos da aplicação de uma sequencia didática para o ensino de capitalização. A sequência didática utilizou os produtos financeiros poupança, tesouro direto, títulos de capitalização e consórcios e a pesquisa analisou os efeitos da sequência didática na aprendizagem dos estudantes no conteúdo ao observar o desempenho deles na resolução de questões sobre o tema. A metodologia de pesquisa adotada foi a engenharia didática. Lançamos mão de um questionário sócio educacional para obter informações quanto ao perfil dos estudantes participantes; um pré-teste, afim de levantar informações sobre o grau de conhecimento prévio dos alunos a respeito da temática; aplicação da sequência didática proposta; e a realização de um pós-teste, no intuito de verificar o conhecimento adquirido sobre o tema após a intervenção da sequência didática. A partir dos dados coletados, comparando o desempenho dos estudantes na solução do pré-teste e do pós teste foi possível verificar que a sequência didática proposta teve efeitos positivos no desempenho e na aprendizagem dos alunos neste conteúdo, uma vez que a análise dos dados mostrou uma melhoria no desempenho dos estudantes no pós-teste em relação ao pré-teste. Ao realizar o teste de Fisher para verificar a associação ou não entre algumas variáveis, o teste mostrou associação entre as variáveis hábito de estudo e desempenho no pós-teste, ajuda para estudar matemática e desempenho no pós-teste, quem ajuda no estudo de matemática e desempenho no pós-teste e gosto pela matemática e desempenho pós-teste. A sequência didática utilizada na pesquisa constituiu um produto educacional chamado de uma sequência didática para o ensino de capitalização.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3839pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática por atividades experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de capitalizaçãopt_BR
Título: dc.titleEnsino de capitalização por atividades experimentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais