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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Teodoro, Diogo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Rogério da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-15T01:03:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-15T01:03:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Cotas Universitárias na Educação Superior | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000335 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o intuito de avaliar a política pública de cotas, Lei n.º 12.711/2012. Portanto, estabeleceu-se como objetivo geral avaliar o desempenho da política de cotas nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal de Santa Catarina, para atender esse objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever o perfil dos alunos ingressantes nos cursos de graduação; b) Identificar a situação acadêmica das categorias cotistas e de ampla concorrência dos cursos de graduação durante os onze anos da política de cotas; e c) Propor contribuições à política de cotas da UFSC, Lei n.º 12.711/2012. A pesquisa é de natureza aplicada e configurou-se como um estudo de caso qualitativo, complementado por análise quantitativa dos dados coletados, referentes à situação acadêmica dos alunos ingressantes nos cursos de graduação da UFSC entre 2013 e 2023. Os dados foram organizados conforme as cotas e subcotas previstas na legislação. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira, utilizaram-se documentos institucionais, acesso à base de dados do Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR), fornecida pelo Departamento de Administração Escolar (DAE), e entrevistas semiestruturadas com servidores que atuaram na gestão das ações afirmativas na Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), no Departamento de Gestão da Informação (DPGI) e na Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd). Na segunda etapa, foram analisados documentos e fontes bibliográficas. Os dados foram tratados no software Excel, possibilitando a síntese em quadros, tabelas e gráficos para análise exploratória. Essa análise foi complementada por técnicas quantitativas, como distribuição de frequência e medidas descritivas, incluindo média, desvio padrão, mediana, quartis e coeficiente de variação. Os resultados indicaram aumento na representatividade de estudantes pretos e pardos no ingresso, especialmente entre cotistas, enquanto a proporção de brancos diminuiu, evidenciando o impacto positivo da política de cotas. Contudo, a inclusão indígena permaneceu com representatividade baixa. A taxa parcial de evasão acumulada da UFSC foi de aproximadamente 43%, embora as categorias cotistas e de ampla concorrência apresentassem índices institucionais semelhantes, a análise por centro de ensino revelou discrepâncias significativas. Entre estudantes negros e pardos, as taxas parciais de evasão foram mais altas na ampla concorrência. Entre as propostas de aprimoramento da política de cotas, destacam-se: criação de vagas específicas para pessoas com deficiência, pessoas trans, negros, indígenas e quilombolas; implementação de módulos interculturais para facilitar a adaptação acadêmica; capacitação de professores e servidores para combater o racismo estrutural; ampliação de bolsas e auxílios financeiros; e suporte pedagógico direcionado. Essas ações visam promover maior equidade e assegurar condições adequadas para a permanência e o sucesso dos estudantes cotistas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3604 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior no Brasil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Política da educação pública e seus problemas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cotas Universitárias | pt_BR |
| Título: dc.title | Cotas Universitárias na Educação Superior: avaliação da legislação a partir do ingresso e da evasão | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Cotas Universitárias na Educação Superior.pdf | 3.6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000335/2/Cotas Universitárias na Educação Superior.pdfDownload |
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