
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | José Penha D’Addario, Jefferson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-13T12:33:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-13T12:33:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1074 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Desenho Técnico Versus Tecnologias Emergentes da Indústria 4.0 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000327 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar a integração do desenho técnico com as tecnologias emergentes da Indústria 4.0, com ênfase na aplicação de ferramentas como simulação computacional, impressão 3D e realidade aumentada. A partir de uma revisão bibliográfica, foram identificadas as principais transformações ocorridas na prática do desenho técnico, tradicionalmente manual, e sua transição para plataformas digitais interativas baseadas em softwares CAD e BIM. Observou-se que a digitalização do desenho técnico contribui significativamente para a comunicação entre equipes, a prototipagem de componentes, a personalização de produtos e a visualização avançada de sistemas complexos. Além disso, a incorporação de inteligência artificial, Internet das Coisas e sistemas ciberfísicos tem ampliado a capacidade de automação, monitoramento e controle dos processos industriais, demandando uma nova postura dos profissionais da engenharia. A realidade aumentada, em particular, tem sido aplicada para capacitação de técnicos, visualização em tempo real e apoio à manutenção. Conclui-se que a modernização do desenho técnico é uma tendência irreversível, essencial para o aumento da competitividade, eficiência e inovação no setor industrial, exigindo investimentos contínuos em capacitação, infraestrutura tecnológica e adaptação curricular no ensino técnico e superior. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 586 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho Técnico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria 4.0 | pt_BR |
| Título: dc.title | Desenho Técnico e Indústria 4.0: A Integração com Simulação, Impressão 3D e Realidade Aumentada | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons