
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Geison | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-12T15:10:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-12T15:10:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1071 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Analise do Programa Adaptativo em Maratonas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000323 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar o Programa Adaptativo implementado nas seis maiores maratonas do mundo — Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York — que compõem o circuito Abbott World Marathon Major’s (WMM). A partir da análise documental dos regulamentos, entrevistas com atletas e revisão de literatura sobre inclusão esportiva, investigam-se os critérios de participação, a infraestrutura oferecida e os avanços em acessibilidade para atletas com deficiência. A pesquisa identifica significativos progressos no reconhecimento e na inserção desses atletas no cenário das grandes maratonas, embora persistam desafios na padronização de regras, apoio logístico e equidade entre os eventos. A discussão é enriquecida por experiências práticas vivenciadas pelo autor em quatro das seis provas. Conclui-se que a consolidação de uma cultura global de inclusão nas maratonas passa por políticas esportivas mais harmonizadas, acessíveis e inclusivas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,18 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Adaptativo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | World Marathon Majors | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Esportiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Paratletismo | pt_BR |
| Título: dc.title | Inclusão em Movimento: Uma Análise do Programa Adaptativo nas Abbott World Marathon Majors (Six Star) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons