
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Progresso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Ligiane Oliveira dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Neusa de Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Sidineia Maria de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Helenice dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-13T01:27:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-13T01:27:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ferramentas Interativas que auxiliam na Alfabetização | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000301 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A alfabetização constitui, sem dúvida, uma das etapas mais decisivas e sensíveis no processo formativo do ser humano. Não apenas introduz o indivíduo no universo da linguagem escrita, mas também inaugura sua participação plena nos domínios da cidadania, da cultura e do pensamento crítico. Ensinar a ler e a escrever é, portanto, muito mais que uma tarefa pedagógica: é um compromisso ético, social e civilizatório. No atual contexto histórico, marcado pela intensificação dos avanços tecnológicos e pela ubiquidade das mídias digitais, o campo educacional tem sido chamado a repensar suas práticas, recursos e estratégias. Surge, então, um novo horizonte metodológico, em que as ferramentas interativas desempenham papel de crescente relevância, sobretudo nos processos iniciais de alfabetização. Esses recursos, cuidadosamente elaborados, têm o potencial de dinamizar a aprendizagem, favorecer o engajamento dos estudantes e oferecer experiências de leitura e escrita mais significativas, lúdicas e personalizadas. O presente livro, “Ferramentas Interativas que Auxiliam na Alfabetização”, emerge como uma contribuição valiosa nesse cenário de transição e inovação. Com notável rigor teórico e sensibilidade prática, a obra apresenta uma análise abrangente sobre os instrumentos digitais e tecnológicos que vêm sendo empregados — ou que têm potencial para serem integrados — ao processo de alfabetização, tanto no ambiente escolar quanto em contextos não formais de ensino. O texto propõe uma articulação entre os fundamentos da psicogênese da língua escrita, os pressupostos das metodologias ativas de aprendizagem e os recursos interativos disponíveis na contemporaneidade, tais como aplicativos educacionais, jogos digitais, plataformas adaptativas, softwares de leitura e escrita assistida, entre outros. Mais do que um manual de uso ou uma lista de ferramentas, este livro oferece ao leitor uma reflexão crítica e fundamentada sobre as possibilidades, os limites e as implicações do uso dessas tecnologias no processo de aquisição da linguagem escrita. Destinado a educadores, pedagogos, gestores escolares, pesquisadores e estudantes das áreas de educação e tecnologia educacional, este volume inspira-se na convicção de que a inovação pedagógica deve caminhar de mãos dadas com a inclusão, a equidade e a humanização da prática docente. Afinal, mais do que instrumentalizar o ensino, as ferramentas interativas devem ser compreendidas como mediadoras do desenvolvimento integral da criança — cognitivamente eficazes, afetivamente significativas e culturalmente relevantes. Ao leitor atento, resta o convite para adentrar esta obra com espírito investigativo e disposição para o diálogo entre tradição e contemporaneidade, entre teoria e prática, entre alfabetização e tecnologia. Que este livro possa, assim, não apenas informar, mas sobretudo inspirar: novos olhares, novas práticas e novos caminhos para ensinar e aprender. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1101 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ducação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interação entre aprendizagem cotidiana e escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | Ferramentas Interativas que auxiliam na Alfabetização | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Ferramentas Interativas que auxiliam na Alfabetização.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000301/2/Ferramentas Interativas que auxiliam na Alfabetização.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons