Ferramentas Interativas que auxiliam na Alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Progressopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Ligiane Oliveira dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Neusa de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Sidineia Maria de-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Helenice dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-13T01:27:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-13T01:27:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-12-
identificador: dc.identifier.otherFerramentas Interativas que auxiliam na Alfabetizaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000301-
Resumo: dc.description.abstractA alfabetização constitui, sem dúvida, uma das etapas mais decisivas e sensíveis no processo formativo do ser humano. Não apenas introduz o indivíduo no universo da linguagem escrita, mas também inaugura sua participação plena nos domínios da cidadania, da cultura e do pensamento crítico. Ensinar a ler e a escrever é, portanto, muito mais que uma tarefa pedagógica: é um compromisso ético, social e civilizatório. No atual contexto histórico, marcado pela intensificação dos avanços tecnológicos e pela ubiquidade das mídias digitais, o campo educacional tem sido chamado a repensar suas práticas, recursos e estratégias. Surge, então, um novo horizonte metodológico, em que as ferramentas interativas desempenham papel de crescente relevância, sobretudo nos processos iniciais de alfabetização. Esses recursos, cuidadosamente elaborados, têm o potencial de dinamizar a aprendizagem, favorecer o engajamento dos estudantes e oferecer experiências de leitura e escrita mais significativas, lúdicas e personalizadas. O presente livro, “Ferramentas Interativas que Auxiliam na Alfabetização”, emerge como uma contribuição valiosa nesse cenário de transição e inovação. Com notável rigor teórico e sensibilidade prática, a obra apresenta uma análise abrangente sobre os instrumentos digitais e tecnológicos que vêm sendo empregados — ou que têm potencial para serem integrados — ao processo de alfabetização, tanto no ambiente escolar quanto em contextos não formais de ensino. O texto propõe uma articulação entre os fundamentos da psicogênese da língua escrita, os pressupostos das metodologias ativas de aprendizagem e os recursos interativos disponíveis na contemporaneidade, tais como aplicativos educacionais, jogos digitais, plataformas adaptativas, softwares de leitura e escrita assistida, entre outros. Mais do que um manual de uso ou uma lista de ferramentas, este livro oferece ao leitor uma reflexão crítica e fundamentada sobre as possibilidades, os limites e as implicações do uso dessas tecnologias no processo de aquisição da linguagem escrita. Destinado a educadores, pedagogos, gestores escolares, pesquisadores e estudantes das áreas de educação e tecnologia educacional, este volume inspira-se na convicção de que a inovação pedagógica deve caminhar de mãos dadas com a inclusão, a equidade e a humanização da prática docente. Afinal, mais do que instrumentalizar o ensino, as ferramentas interativas devem ser compreendidas como mediadoras do desenvolvimento integral da criança — cognitivamente eficazes, afetivamente significativas e culturalmente relevantes. Ao leitor atento, resta o convite para adentrar esta obra com espírito investigativo e disposição para o diálogo entre tradição e contemporaneidade, entre teoria e prática, entre alfabetização e tecnologia. Que este livro possa, assim, não apenas informar, mas sobretudo inspirar: novos olhares, novas práticas e novos caminhos para ensinar e aprender.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1101pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteração entre aprendizagem cotidiana e escolarpt_BR
Título: dc.titleFerramentas Interativas que auxiliam na Alfabetizaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons