Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Schneider, Henrique Nou | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Madureira, Jamille Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Galvão, Nadielli Maria dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-12T00:17:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-12T00:17:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000292 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Grupo de Estudo e Pesquisa em Informática na Educação (GEPIED/UFS/CNPq) apresenta este livro para apoiar pesquisadores a compreender e aplicar a metodologia Design Science Research (DSR) para a concepção de artefatos educacionais. A proposta surgiu a partir de uma revisão sistemática da literatura, apresentada ao longo do texto, na qual identificamos que esta é uma metodologia ainda pouco utilizada em programas de pós-graduação em Educação. Ressaltamos que, apesar de mantermos o foco na área educacional, as diretrizes aqui apresentadas podem ser aplicadas em pesquisas de diversas áreas do conhecimento, desde que haja a proposição de artefato. O Capítulo 1 apresenta um panorama detalhado da metodologia DSR, contextualizando sua relevância no campo educacional. No Capítulo 2, o foco está nos artefatos, apresentando os diferentes tipos que podem ser desenvolvidos e suas aplicações práticas na educação. O Capítulo 3 explora protocolos utilizados na DSR, fornecendo orientações práticas para estruturar e conduzir a pesquisa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos e materiais educacionais | pt_BR |
Título: dc.title | Design Science Research na criação de artefatos educacionais (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: