Entre Páginas e Pontes: A Magia das Estórias na Formação de Leitores Literários na Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFREIRE, Débora Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-10T16:53:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-10T16:53:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-10-
identificador: dc.identifier.otherEntre Páginas e Pontes: A Magia das Estórias na Formação de Leitores Literários na Educação Básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000274-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, em forma de e-book, intitulado “Entre páginas e pontes: a magia das estórias na formação de leitores literários na Educação Básica”, apresenta minha prática pedagógica realizada em sala de aula, com uma turma de 8º ano, durante o mestrado profissional em ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2021 a 2024, cujo produto final é a dissertação “As Estórias da Casa Velha da Ponte e a Formação de Leitores Literários na Educação Básica”. O objetivo principal da pesquisa foi o de desenvolver condições didático-metodológicas, por meio de oficinas de leitura, escrita e reescrita dos contos e poemas de Cora Coralina, para a formação do leitor literário. Para tanto, toma-se como corpus de estudo os contos da obra “As Estórias da Casa Velha da Ponte” e outras produções, em prosa e verso, da referida autora. Para tecer reflexões sobre o ensino de literatura e a formação de leitores, mobilizou-se, como referencial teórico, os seguintes autores: Antônio Candido (2000, 2002, 2004), Rildo Cosson (2006), Tzvetan Todorov (2007), Maria Teresa Andruetto (2017), Teresa Colomer (2014), Regina Zilberman (1991), Paulo Freire (1994, 1996, 1997), Pierre Bourdieu (1996), Ìtalo Calvino (2009), Ana Maria Machado (2002), dentre outros. Esta é uma pesquisa-ação e os instrumentos utilizados para gerar os dados foram os questionários (inicial, intermediário e final), as produções textuais, as reescritas e oficinas. Verificou-se como a leitura das narrativas e poemas de Cora Coralina poderiam ser experiências estéticas instigantes para desenvolver o gosto pela leitura literária; e se essa leitura poderia motivar o aluno para a leitura de outros textos dos mesmos gêneros. Este produto educacional é destinado a professores e profissionais da educação e tem o intuito de promover práticas de leitura mais dinâmicas e contribuir para a formação de sujeitos críticos e conscientes em uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.491 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Leitores literáriospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura de contos literáriospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Título: dc.titleEntre Páginas e Pontes: A Magia das Estórias na Formação de Leitores Literários na Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons