DOCUMENTÁRIOS E ENSINO DE HISTÓRIA: UM EXERCÍCIO A PARTIR DE TEMAS RELACIONADOS À HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Carlos Gilberto Barroso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-10T15:04:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-10T15:04:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherDOCUMENTÁRIOS E ENSINO DE HISTÓRIA: UM EXERCÍCIO A PARTIR DE TEMAS RELACIONADOS À HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SULpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000270-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação investiga a interseção entre cinema e ensino de História, com ênfase nos documentários como fontes históricas e ferramentas pedagógicas no ensino da história regional de Mato Grosso do Sul. O estudo tem como objetivo explorar o potencial dos documentários para enriquecer o aprendizado histórico, conectar passado e presente e fomentar debates críticos. A pesquisa observa, de forma mais pontuada, o documentário CAÁ – a força da erva (2005) e sua abordagem em sala de aula, e divide-se em três capítulos. O primeiro aborda as interfaces teóricas entre cinema, história e ensino, demonstrando como o cinema, particularmente os documentários, transcende o entretenimento para se tornar recurso educacional que promove aprendizagens críticas e significativas. O segundo capítulo enfoca os desafios e abordagens no ensino de história regional, destacando as especificidades e as narrativas locais de Mato Grosso do Sul como componentes essenciais para a formação cidadã e a valorização da identidade regional. O terceiro apresenta uma aplicação prática, propondo um catálogo curatorial de documentários sobre Mato Grosso do Sul e uma sequência didática para uso em sala de aula, integrando teoria e prática pedagógica. A metodologia combina análise de filmes, revisão bibliográfica e desenvolvimento de propostas que podem ser aplicadas. As conclusões apontam que os documentários oferecem uma abordagem inovadora e acessível para trabalhar a diversidade cultural, social e ambiental de Mato Grosso do Sul, promovendo umaaprendizagem histórica contextualizada e interdisciplinar. O produto da pesquisa é um catálogo curatorial de documentários e uma sequência didática, ilustrando como esses recursos podem tornar o ensino de História mais dinâmico, crítico e conectado à realidade dos estudantes. A dissertação reforça a importância de integrar narrativas regionais no ensino de História, valorizando a memória local e estimulando a construção de uma consciência histórica crítica e cidadã.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual, mídias e linguagens; Escola, currículo e ensino de história; Currículo, prática docente e livro didático.pt_BR
Título: dc.titleDOCUMENTÁRIOS E ENSINO DE HISTÓRIA: UM EXERCÍCIO A PARTIR DE TEMAS RELACIONADOS À HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SULpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons