Jogo de Enfermagem em Urgência e Emergência: Gamificação no Ensino Superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraimapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Gleidilene-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Carla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-10T14:38:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-10T14:38:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-10-
identificador: dc.identifier.otherJogo de Enfermagem em Urgência e Emergência: Gamificação no Ensino Superiorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000268-
Resumo: dc.description.abstractO Jogo de Enfermagem em Urgência e Emergência é uma estratégia pedagógica desenvolvida na forma de um jogo de tabuleiro, com o objetivo de promover uma revisão interativa e dinâmica dos conteúdos abordados ao longo da disciplina. Planejado para ser utilizado ao final da ministração teórica, o jogo se configura como uma metodologia de avaliação formativa, incentivando a participação ativa, o raciocínio clínico e a integração do conhecimento teórico-prático. As casas do tabuleiro são compostas por imagens representativas, cada uma correspondendo a uma tarefa específica que o grupo de acadêmicos deve realizar. Entre as atividades propostas estão questões de verdadeiro ou falso, perguntas discursivas, múltipla escolha, resolução de casos clínicos e desafios práticos. Essa diversidade de tarefas favorece diferentes estilos de aprendizagem, estimulando a reflexão, a discussão em grupo e a aplicação prática do conhecimento. A gamificação no contexto do ensino de Enfermagem, especialmente em áreas críticas como urgência e emergência, contribui para tornar o processo de aprendizado mais significativo. O ambiente lúdico promove o engajamento dos estudantes, reduz a ansiedade associada à avaliação tradicional e reforça conteúdos essenciais por meio da repetição e da vivência simulada de situações clínicas. A utilização de atividades gamificadas como esta fortalece o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, estimula a tomada de decisão em contextos desafiadores e potencializa o aprendizado colaborativo. Com isso, o jogo se mostra uma ferramenta eficaz e inovadora no processo de formação de profissionais mais seguros, críticos e preparados para a prática em situações de urgência e emergência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 páginapt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUrgência e Emergênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogopt_BR
Título: dc.titleJogo de Enfermagem em Urgência e Emergência: Gamificação no Ensino Superiorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso Bacharelado em Enfermagempt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineUrgência e Emergênciapt_BR
Aparece nas coleções:Jogos

Arquivos associados:
JOGO_ENFERMAGEM_URGÊNCIA_EMERGÊNCIA.pdfJogo de Enfermagem em Urgência e Emergência: Gamificação no Ensino Superior1,11 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1000268/2/JOGO_ENFERMAGEM_URGÊNCIA_EMERGÊNCIA.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons