Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Gleidilene | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Carla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-10T14:38:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-10T14:38:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogo de Enfermagem em Urgência e Emergência: Gamificação no Ensino Superior | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000268 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Jogo de Enfermagem em Urgência e Emergência é uma estratégia pedagógica desenvolvida na forma de um jogo de tabuleiro, com o objetivo de promover uma revisão interativa e dinâmica dos conteúdos abordados ao longo da disciplina. Planejado para ser utilizado ao final da ministração teórica, o jogo se configura como uma metodologia de avaliação formativa, incentivando a participação ativa, o raciocínio clínico e a integração do conhecimento teórico-prático. As casas do tabuleiro são compostas por imagens representativas, cada uma correspondendo a uma tarefa específica que o grupo de acadêmicos deve realizar. Entre as atividades propostas estão questões de verdadeiro ou falso, perguntas discursivas, múltipla escolha, resolução de casos clínicos e desafios práticos. Essa diversidade de tarefas favorece diferentes estilos de aprendizagem, estimulando a reflexão, a discussão em grupo e a aplicação prática do conhecimento. A gamificação no contexto do ensino de Enfermagem, especialmente em áreas críticas como urgência e emergência, contribui para tornar o processo de aprendizado mais significativo. O ambiente lúdico promove o engajamento dos estudantes, reduz a ansiedade associada à avaliação tradicional e reforça conteúdos essenciais por meio da repetição e da vivência simulada de situações clínicas. A utilização de atividades gamificadas como esta fortalece o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, estimula a tomada de decisão em contextos desafiadores e potencializa o aprendizado colaborativo. Com isso, o jogo se mostra uma ferramenta eficaz e inovadora no processo de formação de profissionais mais seguros, críticos e preparados para a prática em situações de urgência e emergência. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 página | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Urgência e Emergência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | pt_BR |
Título: dc.title | Jogo de Enfermagem em Urgência e Emergência: Gamificação no Ensino Superior | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso Bacharelado em Enfermagem | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Urgência e Emergência | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JOGO_ENFERMAGEM_URGÊNCIA_EMERGÊNCIA.pdf | Jogo de Enfermagem em Urgência e Emergência: Gamificação no Ensino Superior | 1,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000268/2/JOGO_ENFERMAGEM_URGÊNCIA_EMERGÊNCIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons