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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Freitas, José Augusto Pimentel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-10T14:40:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-10T14:40:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | ALÉM DA REVOLTA DA CHIBATA: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA, RESISTÊNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL NA REPÚBLICA BRASILEIRA NO PÓS-ABOLIÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000260 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objeto o ensino sobre a Revolta da Chibata, por meio de uma perspectiva crítica, na qual serão abordados subtemas como a Proclamação da República, as teorias raciais e a política de branqueamento da população brasileira. Pretende-se deste modo, contemplar os objetos de conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular (2017), documento normativo curricular oficial da educação, buscando subsídios teóricos, científicos, que fujam do convencional livro didático. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: compreender em qual contexto da Proclamação da República estavam inseridos os descendentes de ex-escravizados (por serem grande parte membros da Marinha);investigar as condições sociais, físicas e econômicas as quais estavam inseridos esses trabalhadores e os motivos que levaram a revolta; analisar o que a literatura educacional aborda sobre a temática e sobre os recursos que podem ser utilizados em sala de aula, para o ensino datemática e a construção do produto final, após o levantamento, análise das fontes edesenvolvimento da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem documental e bibliográfica, na qual o percurso metodológico consiste no levantamento e na análise crítica de fontes primárias e secundárias. Dentre os documentos analisados, destacam-se asConstituições brasileiras e demais legislações pertinentes, além de projetos e ementas que permitam compreender o contexto histórico e jurídico da Revolta da Chibata. Dentre esse material, consta também uma gama significativa de documentos cedidos pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), entre eles o Manifesto dos Marinheiros Insurgentes (1910). O estudo também abarca literatura educacional para subsidiar a construção de estratégias pedagógicas voltadas ao ensino da temática. O produto foi pensado a partir da didática crítica de Paulo Freire, Libâneo e Zabala, na qual o estudante é agente ativo na construção do conhecimento, mediado pelo professor, com o uso de recursos didáticos diversos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | :Revolta da Chibata. História do Brasil. Ensino de História. Teorias raciais. Pedagogia Crítica. | pt_BR |
Título: dc.title | ALÉM DA REVOLTA DA CHIBATA: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA, RESISTÊNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL NA REPÚBLICA BRASILEIRA NO PÓS-ABOLIÇÃO | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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