Hidrogênio Verde: Uma Abordagem CTS no Ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorChiovitti, Solange Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda Junior, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-10T08:03:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-10T08:03:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional_Solange_VRFpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000258-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional (PE), “Hidrogênio Verde: Uma Abordagem CTS no Ensino de Química”, é o resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada “Combustíveis Renováveis: análise de uma Sequência Didática CTS no Ensino de Química”, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. A pesquisa foi realizada com 40 estudantes do segundo ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada localizada na região metropolitana de São Paulo. O PE consiste em uma Sequência Didática (SD) estruturada com base em três momentos pedagógicos: problematização inicial; organização do conhecimento; e aplicação do conhecimento. A proposta busca a construção de conhecimentos científicos a partir da discussão de questões socioambientais, fomentando o debate sobre sustentabilidade e a promoção da Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. O tema “combustíveis renováveis”, com foco no hidrogênio verde, foi escolhido devido à sua relevância ambiental e ao seu potencial como alternativa aos combustíveis fósseis. A articulação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) permite ampliar a compreensão dos estudantes sobre a transição energética e os desafios ambientais contemporâneos. Ao contemplar o desenvolvimento de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, a SD busca promover aprendizagem significativa, favorecendo a busca por soluções aos problemas socioambientais presentes no cotidiano por meio de tomada de decisões conscientes. Este PE tem o potencial de contribuir para as práticas pedagógicas Na educação Básica, ampliando a visão do estudante sobre a aplicação da Química no cotidiano, estimulando sua reflexão crítica e seu engajamento no debate sobre temas socioambientais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.749 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnergias Renováveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleHidrogênio Verde: Uma Abordagem CTS no Ensino de Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons