
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chiovitti, Solange Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Miranda Junior, Pedro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-10T08:03:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-10T08:03:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional_Solange_VRF | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000258 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional (PE), “Hidrogênio Verde: Uma Abordagem CTS no Ensino de Química”, é o resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada “Combustíveis Renováveis: análise de uma Sequência Didática CTS no Ensino de Química”, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. A pesquisa foi realizada com 40 estudantes do segundo ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada localizada na região metropolitana de São Paulo. O PE consiste em uma Sequência Didática (SD) estruturada com base em três momentos pedagógicos: problematização inicial; organização do conhecimento; e aplicação do conhecimento. A proposta busca a construção de conhecimentos científicos a partir da discussão de questões socioambientais, fomentando o debate sobre sustentabilidade e a promoção da Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. O tema “combustíveis renováveis”, com foco no hidrogênio verde, foi escolhido devido à sua relevância ambiental e ao seu potencial como alternativa aos combustíveis fósseis. A articulação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) permite ampliar a compreensão dos estudantes sobre a transição energética e os desafios ambientais contemporâneos. Ao contemplar o desenvolvimento de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, a SD busca promover aprendizagem significativa, favorecendo a busca por soluções aos problemas socioambientais presentes no cotidiano por meio de tomada de decisões conscientes. Este PE tem o potencial de contribuir para as práticas pedagógicas Na educação Básica, ampliando a visão do estudante sobre a aplicação da Química no cotidiano, estimulando sua reflexão crítica e seu engajamento no debate sobre temas socioambientais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5.749 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Energias Renováveis | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Título: dc.title | Hidrogênio Verde: Uma Abordagem CTS no Ensino de Química | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional_Solange_VRF.pdf | 5.75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000258/2/Produto educacional_Solange_VRF.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons