Práticas de Letramento e Compreensão Leitora: Perspectivas Ideológicas e Educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira Assunção, Bárbara Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-09T23:28:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-09T23:28:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1069-
identificador: dc.identifier.otherPráticas de Letramentopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000257-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo discute as práticas de letramento e sua relação com a compreensão leitora, a partir de duas perspectivas principais: a autônoma e a ideológica. Considera-se que o letramento ultrapassa a simples decodificação de símbolos escritos, sendo um fenômeno cultural e social. A análise aborda tanto os letramentos escolares quanto os não escolares, destacando o papel do educador na mediação de experiências significativas de leitura diante das transformações tecnológicas e sociais. Além disso, são apresentados fatores que influenciam a compreensão leitora e os desafios enfrentados por estudantes da educação básica, no que se refere à interpretação textual. O estudo enfatiza a importância de estratégias pedagógicas que promovam a autonomia leitora e ampliem a competência comunicativa dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent971 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
Título: dc.titlePráticas de Letramento e Compreensão Leitora: Perspectivas Ideológicas e Educacionaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons