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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santo Padilla Garcia, Daniel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Negreiros Viana, Marcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-09T22:50:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-09T22:50:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1067 | - |
identificador: dc.identifier.other | Práticas de Governança Pública e Planejamento Financeiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000256 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo de caso investiga as estratégias de gestão adotadas pelo Instituto Federal do Ceará – Campus Aracati durante os contingenciamentos orçamentários entre 2017 e 2020. Fundamentada em documentos oficiais, relatórios orçamentários e registros institucionais, a pesquisa analisa práticas de governança pública e planejamento financeiro resiliente. A pesquisa analisa um conjunto integrado de medidas gerenciais implementadas sob liderança técnica, abrangendo a reestruturação contratual baseada em critérios de economicidade, a racionalização de despesas operacionais guiada por indicadores de desempenho e a revisão interna dos contratos, com foco na otimização de custos sem perda de efetividade, garantindo eficiência e conformidade. Além disso, o fortalecimento do diálogo federativo e a inovação em compras públicas desempenharam um papel fundamental na mitigação dos impactos da restrição fiscal. Os resultados demonstram que a atuação estratégica da liderança institucional permitiu não apenas a continuidade dos serviços educacionais, mas também avanços em eficiência e sustentabilidade financeira. O estudo contribui para o debate sobre resiliência fiscal na educação pública brasileira, oferecendo subsídios práticos para gestores que enfrentam desafios semelhantes em cenários de austeridade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 496 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Governança Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Financeiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Orçamento Público | pt_BR |
Título: dc.title | Governança e Resiliência Financeira na Educação Pública: Um Estudo de Caso do Contingenciamento Orçamentário no Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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