Da Química à Geografia: uma proposta interdisciplinar às Margens do Rio São Francisco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoas- UFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza da Silva, Elitania-
Autor(es): dc.contributor.authorLima Ferreira, José Davi-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Araújo, Mônica-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Menezes, Roberta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-09T20:35:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-09T20:35:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional (Cartilha)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000238-
Resumo: dc.description.abstractUm Produto Educacional vinculado à Dissertação de Mestrado, do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal de Alagoas. Este material de apoio pedagógico em forma de cartilha contém uma Sequência Didática aplicada e validada a partir de atividades desenvolvidas com alunos do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Bráulio Cavalcante, localizada no Município de Pão de Açúcar - Alagoas. Portanto, caso seja necessário, o produto pode ser adequado de acordo com a realidade dos alunos e região. A Cartilha intitulada “Da Química à Geografia: uma proposta interdisciplinar às Margens do Rio São Francisco” traz a temática Água como tema articulador entre os saberes Químico-Geográfico a caminho da interdisciplinaridade na educação ambiental. Sendo assim, o objetivo deste Produto Educacional é auxiliar os professores do Ensino Médio no planejamento da prática pedagógica, possibilitando a discussão do tema de forma integrada e dialogada com uma abordagem de temas de Educação Ambiental, visando proporcionar aos alunos uma compreensão mais abrangente e significativa dos conceitos, teorias e leis da Ciência levando em consideração as suas experiências do dia a dia. Em um contexto contemporâneo, é oportuno salientar que o professor deve assumir novas posturas, buscando novas proposições que fundamentam as práticas pedagógicas adequando às demandas atuais, com isso melhorando a prática docente e as relações de ensino-aprendizagem para construção de um processo de educação que leve o aluno a construir o próprio conhecimento, tornando-os aptos ao exercício da cidadania. Espera-se também que, além dos professores de Química e Geografia, profissionais de outras disciplinas possam fazer uso desse material como protótipo para o desenvolvimento das suas atividades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÁguapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
Título: dc.titleDa Química à Geografia: uma proposta interdisciplinar às Margens do Rio São Franciscopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional-PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímica , Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons