TRILHANDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A CONTRIBUIÇÃO DA COMISSÃO DA DIVERSIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL MERCEDES MARTINS MADUREIRA EM LONDRINA-PR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBREGANHOLI, Wagner-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-09T16:34:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-09T16:34:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC_wagner_breganholi_dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000235-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo contribuir para a promoção do pensamento antirracista na educação básica do município de Londrina, através da compreensão do funcionamento da Comissão da Diversidade no município e da exploração da atuação específica da Comissão da Diversidade da Escola Municipal Mercedes Martins Madureira. Utilizando uma abordagem metodológica fundamentada em autores como Antônio Sérgio Alfredo Guimarães, Ynaê Lopes dos Santos, Boaventura de Souza Santos, Walter D. Mignolo, Silvio Almeida, Kabengele Munanga, Florestan Fernandes, entre outros, buscou-se um olhar sociológico sobre o tema. O estudo teve início investigando as origens das ideologias de raça e racismo, explorando sua forte influência na colonização da América, e suas relações com a modernidade e o capitalismo. Em seguida, a pesquisa abordou o desenvolvimento do racismo no território brasileiro e o papel do movimento negro contra as ideias racistas. Continuouse com um levantamento bibliográfico sobre o racismo no Brasil enquanto fenômeno social, Racismo estrutural e Educação antirracista. Num terceiro momento, a pesquisa direcionou-se ao estudo da trajetória das legislações que favoreceram o surgimento das políticas antirracistas que permitiram a criação da Comissão da Diversidade de Londrina. No quarto e último capítulo, a pesquisa trouxe uma reflexão sobre as políticas afirmativas e os 20 anos da lei 10.639/03. O capítulo foi finalizado com a apresentação de atividades práticas desenvolvidas pelos professores e pela Comissão da Diversidade da Escola Municipal Mercedes Martins Madureira, na cidade de Londrina, PR.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectracismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcolonizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcomissão da diversidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLondrina-PRpt_BR
Título: dc.titleTRILHANDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A CONTRIBUIÇÃO DA COMISSÃO DA DIVERSIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL MERCEDES MARTINS MADUREIRA EM LONDRINA-PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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