Emoção e Sentimento na Aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACEDO, Elisabete Henrique Silva de-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, Beatriz Medeiros de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-09T13:42:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-09T13:42:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=Ny4uJGOwTG8-
identificador: dc.identifier.otherParte 1 – Emoções e o Processo Ensino-Aprendizagem.pt_BR
identificador: dc.identifier.otherParte 2 – O Contexto Social e a Aprendizagem. Elisabete Macedo 8 inscritos Inscrever-sept_BR
identificador: dc.identifier.otherParte 3 - Relato de Experiência Docente.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000233-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional "Emoções na Aprendizagem" é um vídeo didático vinculado à dissertação "Emoções e Sentimentos na Aprendizagem e no Cotidiano Escolar do Ensino Médio Integrado: uma abordagem a partir do contexto social escola-comunidade-sociedade", desenvolvida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em EPT”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), orientado pela Profa Dra Beatriz Medeiros de Melo. O vídeo foi produzido com base na metodologia da pesquisa participante e estruturado a partir de temas geradores identificados na análise diagnóstica da pesquisa, articulados ao estudo bibliográfico. Seu desenvolvimento teve como propósito contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas, considerando a importância das dimensões emocionais e sociais no processo educativo. O material é composto por três blocos temáticos interligados. O primeiro trata das emoções como elemento central do processo ensino-aprendizagem, respondendo à constatação de que, embora docentes e discentes reconheçam sua relevância, há dificuldades em abordá-las de forma sistemática em sala de aula. O segundo bloco aborda o contexto social dos/as estudantes como fator determinante da aprendizagem, destacando a importância de práticas pedagógicas que considerem as experiências de vida e os desafios enfrentados pelos sujeitos. O terceiro apresenta o relato de experiência de um professor do IFAL, cuja prática pedagógica, centrada na construção de vínculos afetivos, contribui para o engajamento, a motivação e a aprendizagem significativa dos/as estudantes. O produto apresenta médio grau de inovação e foi desenvolvido sem financiamento externo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentlink Youtubept_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypevídeo Youtubept_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypevídeo Youtubept_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypevídeo Youtubept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectemoçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsentimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissional e tecnológicapt_BR
Título: dc.titleEmoção e Sentimento na Aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons