Paisagem natural e paisagem modificada: analisando as transformações ocorridas na natureza

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEscola Municipal Dom Boscopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBenites, Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-08T13:32:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-08T13:32:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-08-
identificador: dc.identifier.otherTempomudanças0806pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000229-
Resumo: dc.description.abstractO presente texto resulta do projeto “Tecendo conexões: ciência, inovação e ética”, fomentado pelo sistema FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, por meio do programa Agrinho. O objetivo foi incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a compreenderem as transformações ocorridas na natureza em decorrência da ação humana, além de promover a sustentabilidade e ampliar o vocabulário e a compreensão dos estudantes. Para isso, foram realizadas leitura, discussão e observação das imagens presentes no livro ilustrado fornecido pelo programa, com 40 páginas. O material apresenta Agrinho – uma criança habitante do interior do Paraná – como narrador, abordando os temas: seres vivos, água, alimentos, industrialização, agricultura familiar e o problema do lixo. Após as discussões, os alunos realizaram desenhos e participaram de um concurso em nível estadual. Complementarmente, a professora Tânia Alves, da disciplina de Geografia, organizou a construção de maquetes representando as transformações na paisagem provocadas pela ação humana. Essa atividade teve como base o conteúdo “O tempo e as suas mudanças”, do livro didático do 1º ano do Ensino Fundamental, da coleção Bem-me-quer (ALVES, TURCATEL, BOLIGIAN, 2023). Foram construídas, com participação ativa das crianças, três maquetes: uma representando a paisagem natural, outra a paisagem semi-modificada e a terceira, a paisagem modificada. Em seguida, as maquetes foram expostas a aproximadamente 350 alunos do turno matutino. A modelagem proporcionou uma melhor assimilação do conteúdo, em comparação ao trabalho baseado apenas em leitura e imagens. O projeto foi apresentado na aula de encerramento do curso “Formadores Municípios (PARANÁ, 2024)” e motivou a elaboração deste trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent09 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypewordpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografia. Paisagem. Paisagem natural. Paisagem modificada.pt_BR
Título: dc.titlePaisagem natural e paisagem modificada: analisando as transformações ocorridas na naturezapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografiapt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons