ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: (IN)VISIBILIDADES AFRO-INDÍGENAS EM ICÓ-CE

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Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCladivan Nunes de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-06T17:22:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-06T17:22:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherCladivan Nunes de Souzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000220-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa aborda o patrimônio cultural de Icó-CE, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1997. Desde então, os monumentos construídos a partir de incursões coloniais na região ganharam páginas de materiais didáticos para utilização nas escolas de Educação Básica do município. Trata-se de um acervo que traz as marcas da colonialidade, invisibilizando as populações indígenas e afrodiaspóricas. A intencionalidade desta pesquisa é fazer a crítica ao colonialismo presente nas abordagens dos materiais didáticos sobre o patrimônio de Icó e intervir neles para subverter o discurso colonial. O corpus empírico da pesquisa são os materiais didáticos produzidos no âmbito das políticas de salvaguarda, entre os anos de 2009 e 2011. A metodologia implicou analisar estes materiais didáticos; identificar como os elementos étnicos, indígenas e africanos, emergem nas ações de tombamento e no Ensino de História Patrimonial Local e propor intervenções no material didático publicado em 2011, pois este está configurado em termos de um livro didático. A partir desse estudo, considera-se a relevância em pensar a cidade de Icó-CE, seu patrimônio reconhecido, o não-reconhecido, e como a articulação entre estes pode visibilizar os povos Ikós e afro-brasileiros. O entendimento do que é educação para o patrimônio na e para a cidade, para e com o icoense ganha maior sentido quando se propõe pensar a multiplicidade de agentes de sua construção, especialmente aqueles que estão (in)visibilizados pelo colonialismo. Como dimensão propositiva foram elaboradas intervenções que objetivam ser (contra)narrativas, deslocamentos, estranhamentos, perguntas, provocações para permitir diálogos em sala de aula, entre professoras/es e alunas/os, permeados por outras Referências, outros sujeitos que suscitam pensar a partir de (R)existências e Resistências dos povos originários e afro-brasileiros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.600kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subject(In)visibilidade afro-indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subject(Re)existênciaspt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: (IN)VISIBILIDADES AFRO-INDÍGENAS EM ICÓ-CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinetrabalho de conclusãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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