Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cladivan Nunes de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-06T17:22:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-06T17:22:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cladivan Nunes de Souza | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000220 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda o patrimônio cultural de Icó-CE, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1997. Desde então, os monumentos construídos a partir de incursões coloniais na região ganharam páginas de materiais didáticos para utilização nas escolas de Educação Básica do município. Trata-se de um acervo que traz as marcas da colonialidade, invisibilizando as populações indígenas e afrodiaspóricas. A intencionalidade desta pesquisa é fazer a crítica ao colonialismo presente nas abordagens dos materiais didáticos sobre o patrimônio de Icó e intervir neles para subverter o discurso colonial. O corpus empírico da pesquisa são os materiais didáticos produzidos no âmbito das políticas de salvaguarda, entre os anos de 2009 e 2011. A metodologia implicou analisar estes materiais didáticos; identificar como os elementos étnicos, indígenas e africanos, emergem nas ações de tombamento e no Ensino de História Patrimonial Local e propor intervenções no material didático publicado em 2011, pois este está configurado em termos de um livro didático. A partir desse estudo, considera-se a relevância em pensar a cidade de Icó-CE, seu patrimônio reconhecido, o não-reconhecido, e como a articulação entre estes pode visibilizar os povos Ikós e afro-brasileiros. O entendimento do que é educação para o patrimônio na e para a cidade, para e com o icoense ganha maior sentido quando se propõe pensar a multiplicidade de agentes de sua construção, especialmente aqueles que estão (in)visibilizados pelo colonialismo. Como dimensão propositiva foram elaboradas intervenções que objetivam ser (contra)narrativas, deslocamentos, estranhamentos, perguntas, provocações para permitir diálogos em sala de aula, entre professoras/es e alunas/os, permeados por outras Referências, outros sujeitos que suscitam pensar a partir de (R)existências e Resistências dos povos originários e afro-brasileiros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.600kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | (In)visibilidade afro-indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | (Re)existências | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: (IN)VISIBILIDADES AFRO-INDÍGENAS EM ICÓ-CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | trabalho de conclusão | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cladivan Nunes de Souza.pdf | dissertação | 4,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000220/1/Cladivan Nunes de Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: