
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALYSSON ISAAC STUMM BENTLIN | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-06T17:17:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-06T17:17:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ALYSSON ISAAC STUMM BENTLIN | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000219 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo geral a recuperação dos debates no campo do ensino de história, da proposta do ensino como pesquisa, como um eixo estruturante da educação básica, formulado no contexto da redemocratização do país, nos anos 80, bem como apontar a contribuição procedimental, dentro de uma perspectiva de práticas de letramento. Como objetivos específicos da dissertação, está o mapeamento dos saberes históricos dos estudantes do ensino fundamental nos resumos dos projetos de pesquisa publicados nos Cadernos de Resumo de duas feiras escolares, dos anos de 2016 a 2021, e analisar as fissuras e brechas curriculares atuais que potencializam o ensino-pesquisa no ensino de história. Partindo da ótica de práticas de letramentos no ensino de história restaram analisados dados de feiras de ciências, de respostas dos estudantes em questionário, diálogos entre professores de história da rede municipal de ensino de Canoas e reflexões dos estudantes da EMEF Sete de Setembro, após um ano de pesquisas escolares e a consequente participação em feiras de ciências em âmbito local, estadual, nacional e internacional. Os dados apresentam o cenário atual, ainda que pouco conhecido, da prática do ensino-pesquisa na educação básica, mobilizando conteúdos e produzindo conhecimento. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9.200kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-pesquisa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas e vivências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Feiras de ciência | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO-PESQUISA NAS AULAS DE HISTÓRIA: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FEIRAS DE CIÊNCIAS DE 2016 A 2021. | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | trabalho de conclusão | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ALYSSON ISAAC STUMM BENTLIN.pdf | dissertação | 9,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000219/1/ALYSSON ISAAC STUMM BENTLIN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: