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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DIONYSIUS DIAS DE MATTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-06T16:37:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-06T16:37:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dionysius Dias de Mattos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000213 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação investigou as possibilidades de ensino de História da África por meio da criação de um jogo para sala de aula com a temática baseada nos relatos de Ibn Battuta, viajante africano do século XIV. O trabalho se propôs a fazer uma discussão sobre elementos importantes e o cuidado a ser tomado com a positivação da história africana em sala de aula, conforme proposto pelas "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana,". Assim, além de problematizar o papel do ensino de história africana após vinte anos de lei 10.639/03, utilizando relatos de Ibn Battuta. O jogo tem como pano de fundo os relatos do viajante a respeito de cidades do continente africano, onde o objetivo é que as equipes consigam, utilizando os meios que o jogo oferece, conhecer dez cidades que Ibn Battuta conheceu e descreveu em suas diversas viagens pela África e Península Ibérica. Esta pesquisa também buscou demonstrar que o uso de um jogo educacional como ferramenta para aproximação entre ensino de História da África e Educação para Relações Étnico-Raciais pode ser uma estratégia relevante para utilização em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de HIstória da África | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ibn Battuta | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | positivação | pt_BR |
Título: dc.title | Nos Caminhos de Ibn Battuta: possibilidades de Ensino de História da África. | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | trabalho de conclusão | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DIONYSIUS DIAS DE MATTOS.pdf | dissertação | 5,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000213/1/DIONYSIUS DIAS DE MATTOS.pdfDownload |
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