Nos Caminhos de Ibn Battuta: possibilidades de Ensino de História da África.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDIONYSIUS DIAS DE MATTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-06T16:37:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-06T16:37:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDionysius Dias de Mattospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000213-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação investigou as possibilidades de ensino de História da África por meio da criação de um jogo para sala de aula com a temática baseada nos relatos de Ibn Battuta, viajante africano do século XIV. O trabalho se propôs a fazer uma discussão sobre elementos importantes e o cuidado a ser tomado com a positivação da história africana em sala de aula, conforme proposto pelas "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana,". Assim, além de problematizar o papel do ensino de história africana após vinte anos de lei 10.639/03, utilizando relatos de Ibn Battuta. O jogo tem como pano de fundo os relatos do viajante a respeito de cidades do continente africano, onde o objetivo é que as equipes consigam, utilizando os meios que o jogo oferece, conhecer dez cidades que Ibn Battuta conheceu e descreveu em suas diversas viagens pela África e Península Ibérica. Esta pesquisa também buscou demonstrar que o uso de um jogo educacional como ferramenta para aproximação entre ensino de História da África e Educação para Relações Étnico-Raciais pode ser uma estratégia relevante para utilização em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de HIstória da Áfricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIbn Battutapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpositivaçãopt_BR
Título: dc.titleNos Caminhos de Ibn Battuta: possibilidades de Ensino de História da África.pt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinetrabalho de conclusãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos