MAPEAMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO PROFEPT.

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre-
Autor(es): dc.contributor.authorBEZERRA, Naliny A. ARAÚJO, José J. C. do N.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-06T03:03:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-06T03:03:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000210-
Resumo: dc.description.abstractO conjunto de estudos tem como objetivo analisar a produção de produtos educacionais voltados para a inclusão de alunos com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) entre 2018 e 2024. O primeiro artigo, intitulado “Produtos educacionais voltados para inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: um balanço da produção nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica de 2018 a 2024”, teve como objetivo identificar os tipos de produtos educacionais adaptados desenvolvidos para a inclusão de alunos com deficiência, analisando se atendem às diversas necessidades educacionais especiais. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica nos sites dos Institutos Federais, no Observatório do ProfEPT e no portal Educapes, além de análise documental sobre diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados apontam que poucos produtos tratam diretamente de metodologias inclusivas, focando geralmente em apenas um tipo de deficiência, enquanto a maioria se limita à formação docente, sem aprofundamento. O segundo artigo, “Educação inclusiva na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: estudo de caso do Instituto Federal do Acre”, buscou compreender como o ProfEPT/IFAC atua na inclusão de alunos com deficiência, identificando práticas pedagógicas recomendadas e os desafios enfrentados. A metodologia combinou pesquisa bibliográfica e documental, analisando dissertações e produtos educacionais. O estudo destaca iniciativas importantes, mas evidencia a necessidade de maior capacitação docente e adaptação curricular para atender à diversidade. O terceiro artigo, “Mapeamento de Produtos Educacionais Inclusivos na Educação Profissional e Tecnológica: cenário atual no ProfEPT”, analisou as lacunas nos produtos e pesquisas do ProfEPT voltadas à inclusão. Revelou ausência de materiais para certos tipos de deficiência, carência na formação de professores e necessidade de adaptação curricular. A motivação geral das pesquisas é demonstrar que a inclusão de alunos com deficiência é possível por meio de práticas pedagógicas adaptadas, promovendo igualdade no ensino-aprendizagem. Também visa ampliar a divulgação de metodologias inclusivas para consulta e aplicação por docentes. A justificativa pessoal da pesquisadora, que possui deficiência física, reforça o interesse em compreender o processo inclusivo em diferentes contextos. Como produto educacional, foi criada a cartilha “Catálogo de produtos educacionais voltados para a educação inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica no ProfEPT”.-
Tamanho: dc.format.extent1,38 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeTexto-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência; Produtos educacionais; Metodologias e estratégias de ensinagem; Educação inclusiva; Educação profissional.-
Título: dc.titleMAPEAMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO PROFEPT.-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação inclusiva-
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