Formação Continuada sobre Ensino de Ciências em Espaços de Educação Não Formais para Professores(as) e Bolsistas da Educação Infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDamasceno, Liliane Fernandes Caiafa-
Autor(es): dc.contributor.authorGoncalves, Emerson Nunes da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-06T20:23:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-06T20:23:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
identificador: dc.identifier.otherFormação Continuadapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000203-
Resumo: dc.description.abstractNa Educação Infantil, as crianças devem ter oportunidades de investigar, levantar hipóteses, explorar e questionar. Para isso, os docentes desse segmento da Educação Básica podem buscar ambientes que favoreçam essas práticas, considerando o uso de espaços educativos não formais (EENF) como recurso pedagógico no ensino de Ciências, uma vez que eles podem favorecer a estimulação e a percepção das crianças sobre os fenômenos naturais que ocorrem ao seu redor. Nesse contexto, esta pesquisa investigou as potencialidades desses espaços para o ensino de Ciências, com foco nas representações sociais (RS) de Ciências de professores(as) e bolsistas do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e do Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Também foi analisada a viabilidade dos EENF no planejamento, desenvolvimento e avaliação de atividades realizadas fora da sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, amparou-se em uma proposta formativa docente, implementada por meio de um curso de extensão universitária com cinco encontros, totalizando 22 horas. Os sujeitos participantes foram 31 professores(as) e bolsistas do LDI e LDH. A coleta de dados ocorreu ao longo do processo formativo, utilizando instrumentos como evocação livre de palavras, questionários, produção de textos, planejamento e desenvolvimento de atividades, além de registros fotográficos, gravações de vídeo e anotações de diálogos realizados durante os encontros. A análise prototípica permitiu identificar as RS de Ciências, tanto a priori quanto a posteriori à formação, constando-se que o possível núcleo central, definido pelos elementos “Pesquisa” e “Natureza”, permaneceu inalterado, indicando um aspecto consolidado das representações dos participantes e sugerindo a importância de estudos contínuos. Além disso, a partir de princípios da análise do discurso, evidenciou-se que os sujeitos valorizam os espaços educativos não formais como ferramentas pedagógicas e reconhecem a importância de planejar e explorar adequadamente esses ambientes. Os resultados sugerem que esses espaços são essenciais para estimular práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas, favorecendo a curiosidade, a investigação e a aprendizagem significativa das crianças. Espera-se que esta pesquisa contribua para o fortalecimento do campo investigativo da Educação Infantil sobre o uso de espaços educativos não DAMASCENO, Liliane Fernandes Caiafa, M.Sc., Universidade Federal de Viçosa, dezembro de 2024. Espaços de educação não formal e o Ensino em Ciências na Educação Infantil: indicadores para a formação docente à luz da teoria das representações sociais. Orientador: Emerson Nunes da Costa Goncalves. formais para o ensino de Ciências, inspirando outros pesquisadores a explorar essa temática. Por fim, busca-se, a partir do produto elaborado, uma proposta de formação docente de modo a oferecer subsídios à formação inicial e continuada de professores(as), promovendo práticas mais reflexivas e conectadas às necessidades do ensino de Ciências em espaços educativos não formais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,4pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEspaços educativos não formaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrepresentações Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Título: dc.titleFormação Continuada sobre Ensino de Ciências em Espaços de Educação Não Formais para Professores(as) e Bolsistas da Educação Infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons