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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Damasceno, Liliane Fernandes Caiafa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Goncalves, Emerson Nunes da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-06T20:23:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-06T20:23:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação Continuada | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000203 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na Educação Infantil, as crianças devem ter oportunidades de investigar, levantar hipóteses, explorar e questionar. Para isso, os docentes desse segmento da Educação Básica podem buscar ambientes que favoreçam essas práticas, considerando o uso de espaços educativos não formais (EENF) como recurso pedagógico no ensino de Ciências, uma vez que eles podem favorecer a estimulação e a percepção das crianças sobre os fenômenos naturais que ocorrem ao seu redor. Nesse contexto, esta pesquisa investigou as potencialidades desses espaços para o ensino de Ciências, com foco nas representações sociais (RS) de Ciências de professores(as) e bolsistas do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e do Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Também foi analisada a viabilidade dos EENF no planejamento, desenvolvimento e avaliação de atividades realizadas fora da sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, amparou-se em uma proposta formativa docente, implementada por meio de um curso de extensão universitária com cinco encontros, totalizando 22 horas. Os sujeitos participantes foram 31 professores(as) e bolsistas do LDI e LDH. A coleta de dados ocorreu ao longo do processo formativo, utilizando instrumentos como evocação livre de palavras, questionários, produção de textos, planejamento e desenvolvimento de atividades, além de registros fotográficos, gravações de vídeo e anotações de diálogos realizados durante os encontros. A análise prototípica permitiu identificar as RS de Ciências, tanto a priori quanto a posteriori à formação, constando-se que o possível núcleo central, definido pelos elementos “Pesquisa” e “Natureza”, permaneceu inalterado, indicando um aspecto consolidado das representações dos participantes e sugerindo a importância de estudos contínuos. Além disso, a partir de princípios da análise do discurso, evidenciou-se que os sujeitos valorizam os espaços educativos não formais como ferramentas pedagógicas e reconhecem a importância de planejar e explorar adequadamente esses ambientes. Os resultados sugerem que esses espaços são essenciais para estimular práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas, favorecendo a curiosidade, a investigação e a aprendizagem significativa das crianças. Espera-se que esta pesquisa contribua para o fortalecimento do campo investigativo da Educação Infantil sobre o uso de espaços educativos não DAMASCENO, Liliane Fernandes Caiafa, M.Sc., Universidade Federal de Viçosa, dezembro de 2024. Espaços de educação não formal e o Ensino em Ciências na Educação Infantil: indicadores para a formação docente à luz da teoria das representações sociais. Orientador: Emerson Nunes da Costa Goncalves. formais para o ensino de Ciências, inspirando outros pesquisadores a explorar essa temática. Por fim, busca-se, a partir do produto elaborado, uma proposta de formação docente de modo a oferecer subsídios à formação inicial e continuada de professores(as), promovendo práticas mais reflexivas e conectadas às necessidades do ensino de Ciências em espaços educativos não formais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,4 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços educativos não formais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | representações Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Título: dc.title | Formação Continuada sobre Ensino de Ciências em Espaços de Educação Não Formais para Professores(as) e Bolsistas da Educação Infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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